O design thinking é uma proposta voltada para solucionar problemas de forma criativa. Normalmente, ele está associado ao desenvolvimento de serviços e produtos. Mas seu conceito é bastante amplo.
Sua origem é na área de design. Porém, ganhou popularidade em outras áreas de desenvolvimento de produtos e hoje é sucesso em todos os segmentos.
Além disso, trata-se de um aliado fundamental para processos inovadores, quando aplicado de forma adequada. E, para isso, é necessário conhecer as etapas do design thinking.
Pensando nisso, iremos abordar os 4 passos essenciais para a utilização dessa abordagem nas ações da sua empresa. Continue a leitura e fique por dentro!
4 etapas do Design Thinking
Existem 4 etapas fundamentais para a utilização dessa metodologia, que são: imersão, ideação, prototipação e implementação. Saiba como funciona cada etapa:
1. Imersão
A primeira etapa é considerada o momento de entendimento e compreensão do problema. Assim, tudo o que envolve o problema, a empresa, o público, outras soluções disponíveis e entre outras questões são analisadas.
Essa fase de imersão é feita ao mergulhar no tema. Isto é, identificando de variadas perspectivas o universo que o problema a ser resolvido faz parte.
Nesse cenário, para que ocorra corretamente, é preciso dividir essa etapa em duas partes:
- Imersão preliminar: nesse ponto, o time responsável se aproxima do problema e delimita o projeto e a estrutura da solução a ser pensada. O ponto de partida são pesquisas, levantamento de dados e entrevistas sobre o tema relacionado.
- Imersão profunda: nessa etapa o trabalho é mais objetivo e detalhado. Dessa maneira, é essencial que o time explore todos os pontos envolvidos com o problema, a fim de encontrar os caminhos que podem gerar insights para o desenvolvimento do projeto.
2. Ideação
Após a imersão no problema, chegou o momento de gerar ideias criativas, por meio de atividades lúdicas que estimulem a imaginação e a criatividade. Trata-se da fase chamada de “brainstorming”.
Nesse sentido, ao entender o seu problema, analisar as possibilidades e características e realizar uma síntese de tudo o que foi levantado, é hora de buscar ideias para projetar uma solução eficiente e inovadora.
Ademais, essa etapa do design thinking serve para que todos os colaboradores envolvidos possam apresentar seu ponto de vista, propostas de intervenção e insights.
3. Prototipação
Depois de escolher uma ou mais ideias, como as mais recorrentes e/ou interessantes, é o momento de criar protótipos. Nesse ínterim, o resultado dessa etapa deve ser algo condizente com os aprendizados adquiridos nas fases anteriores.
Além disso, a criação de protótipos serve como um meio de testar a aderência da solução encontrada junto ao público-alvo e o resultado para a marca.
Atualmente, uma estratégia muito utilizada pelos empreendimentos é a criação de MVPs (Mínimo Produto Viável), que é visto como um ótimo mecanismo nessa fase.
4. Implementação
Finalmente, após todo esse processo, o empreendedor precisa validar suas ideias junto aos possíveis clientes e pessoas interessadas para conhecer suas percepções e encontrar possíveis erros.
Conforme os dados adquiridos, você vai poder entender a performance da sua solução e informações sobre ajustes necessários. Com isso feito, é hora de implementar o projeto e colocá-lo no mercado.
Enfim, o design thinking é a abordagem que combina a necessidade de um público com as possíveis soluções para o mesmo.
Essa metodologia pode ser aplicada em qualquer segmento, desde que sigam corretamente suas etapas. Ele pode ser um ótimo aliado para quem está passando por dificuldades na criação e inovação de seus processos.
Agora, você entende a importância e as 4 etapas fundamentais do design thinking. Gostou do nosso artigo? Então, continue a leitura e saiba como desenvolver sua criatividade com o design thinking!