O encantamento do cliente é uma das estratégias de negócio mais importantes. Por meio dela, é possível colher uma série de consequências positivas que se refletem na fidelização do consumidor e na sustentabilidade do empreendimento no mercado.
Para se ter ideia, um estudo da Bain & Company indica que um aumento de apenas 5% dos clientes retidos pode elevar os ganhos da empresa em 25% a 95%.
Pensando na importância do encantamento do cliente para o sucesso do negócio, elencamos alguns tópicos sobre o tema. Se você deseja colocar em prática essa estratégia, então, acompanhe o conteúdo!
O que é encantamento do cliente?
Em primeiro lugar, o encantamento do cliente se refere a uma experiência positiva do consumidor em relação a um produto ou uma marca.
Em outras palavras, trata-se do nível de satisfação do cliente após a aquisição de uma mercadoria ou serviço que supera as expectativas que ele tinha em relação ao seu negócio.
Esta satisfação, é claro, decorre de um conjunto de ações adotadas pela empresa, como veremos a seguir, e constitui um investimento importante para construir um bom relacionamento com o público no pós-venda. Não é por acaso que o encantamento do cliente está relacionado ao aumento das taxas de fidelização do empreendimento.
Qual a origem deste conceito?
A ideia que se tem hoje de cultura do encantamento tem origem no nascimento de uma das empresas de entretenimento de maior sucesso no mundo: a Disney.
É possível afirmar que este negócio revolucionou não só a forma como se produz entretenimento, mas também a oferta de produto como meio para promover experiências positivas para o cliente. Foi por meio desta percepção, inclusive, que a empresa conseguiu expandir para o ramo de parques temáticos e integrar sua oferta de serviços.
Ainda hoje, a empresa se sustenta a partir da criação de experiências únicas ao público, da valorização de sua equipe, da qualidade do atendimento e excelência do produto, as quais garantem a satisfação do consumidor.
Como encantar os seus clientes?
Agora que você já sabe da importância de encantar os clientes, confira algumas dicas para colocar em prática essa estratégia!
Tenha um suporte e atendimento humanizados
É claro que a automação de funções meramente burocráticas pode ser importante para otimizar processos na empresa. No entanto, para criar o efeito de encantamento do cliente, não se pode perder de vista o aspecto emocional e sensorial envolvido.
E isto só pode ser ofertado por meio do atendimento humanizado, a partir de uma equipe capaz de proporcionar o sentimento de acolhimento, compreensão e proximidade.
Entregue sempre além do que prometeu
Em segundo lugar, não se esqueça de entregar sempre mais. Em outras palavras, é preciso superar as expectativas do consumidor em relação à marca ou ao produto.
Isto pode ser feito de muitas maneiras. Por exemplo, pela identificação e oferta de produtos promocionais que atendam às necessidades do cliente.
Presenteie com brindes e troféus 3D personalizados
Por fim, vale destacar a possibilidade de premiar os clientes. Sem dúvidas, essa é uma das ações mais imediatas que podem ser implementadas pela empresa para encantar o consumidor, sem a necessidade de rever processos ou dinâmicas de trabalho.
Entre os modelos de brinde, está o troféu em impressão 3D personalizado. A Produteca, por exemplo, é uma empresa especializada neste tipo de produto, utilizando-se do melhor da tecnologia para oferecer uma experiência personalizada para o seu cliente.
Como visto, o encantamento do cliente deve ser estratégia prioritária de qualquer empresa, tendo em vista seus impactos no sucesso do negócio. Para que isso seja possível, você pode adotar algumas ações.
Entre elas, a oferta de brindes ao consumidor, a exemplo do que faz a Disney ao distribuir bótons limitados em 3D para os visitantes do parque em datas específicas. Trata-se de uma prática imediata que pode retornar de maneira positiva para o negócio.
Gostou do conteúdo? Então continue a sua leitura e descubra se os brindes são uma boa estratégia para fidelizar clientes!