A impressão 3D é uma aliada para quem deseja melhores resultados na elaboração de produtos, sabia? Esse é o caminho ideal, inclusive para garantir melhor personalização. Contudo, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o tema.
Afinal de contas, um processo de qualidade depende de alguns aspectos, que vão além da máquina, como filamento, alguns parâmetros, o arquivo em si e até o ambiente. Neste artigo, vamos falar justamente sobre como obter melhores resultados na sua impressão 3D. Continue por aqui e confira as dicas!
1. Prepare o arquivo adequadamente
A preparação do arquivo é determinante para a qualidade da impressão 3D. Afinal, se houver falhas nessa etapa, de nada vai adiantar seguir as próximas dicas. Então, confira com bastante atenção como está o seu arquivo antes de enviá-lo para a etapa de impressão.
2. Conheça a sua impressora 3D
Vale a pena conhecer melhor a máquina que você usa para impressão 3D. Então, estude um pouco mais sobre suas características e funcionalidades. Ela precisa ser indicada para o filamento que você precisa, por exemplo, e deve suportar a velocidade configurada no fatiador.
3. Confira se a impressora está calibrada
Um detalhe que faz uma grande diferença: a calibragem da impressora. Para que sua impressão 3D tenha o melhor resultado e um acabamento mais refinado, a máquina deve estar com a correia firme, por exemplo, para que não haja falhas na peça. Aqui, o ideal é fazer regularmente um teste de impressão para calibragem.
4. Defina corretamente os parâmetros de impressão
Mais um passo importante é conferir se todos os parâmetros de impressão foram definidos corretamente. Trata-se das informações adicionadas no software, ou seja, as direções para que sua peça seja criada.
Podemos citar velocidade do fatiador, percentual de preenchimento, altura de camada, temperatura de extrusão e retract, por exemplo. Na hora de definir essas informações, considere seu arquivo, o objetivo da peça a ser criada, a impressora usada e o filamento.
5. Mantenha atenção às primeiras camadas
A impressão 3D também depende de um cuidado especial logo nas primeiras camadas da peça, porque elas serão a base para as próximas. Então, se você não prestar atenção no início da impressão, ali podem surgir defeitos que vão comprometer o resultado.
Acompanhe para ver se está bem uniforme, com altura correta do bico em relação à mesa, por exemplo, e com o fluxo de material adequado. Essa atenção inicial permite corrigir falhas a tempo e ainda poupa todo um retrabalho e desperdício de material.
Por fim, não adianta ser impaciente: nem sempre aumentar demais a velocidade da impressão 3D vai otimizar seu trabalho. Às vezes, a perfeição da peça depende justamente de paciência para que seja impressa sem falhas.
Também vale a pena ficar de olho nas novidades da área e nas tendências que surgem no mercado. Técnicas novas, ajustes e atualizações e até mesmo dicas de máquinas e materiais são fatores que precisam estar presentes na sua impressão 3D. Afinal, apesar de ser muito vantajoso, esse recurso precisa dos cuidados que mostramos por aqui para que ocorram os melhores resultados.
Se você gostou das informações sobre impressão 3D, mostre aos seus contatos o que acabou de aprender: compartilhe este post nas suas redes sociais!