Já faz algum tempo que uma revolução tecnológica está acontecendo, o que muda a maneira como costumávamos fazer diversas coisas. O marketing promocional é uma delas, por exemplo.
A impressão 3D permite criar e imprimir uma ampla gama de produtos e protótipos para estratégias de marketing.
E não é à toa que troféus, brindes personalizados e produtos estão sendo desenvolvidos de maneiras diferentes graças ao surgimento dessas novas tecnologias.
Neste post você vai saber como o marketing promocional está sendo transformado com a impressão 3D.
Continue a leitura!
A impressão 3D aliada ao marketing promocional
Também conhecida como manufatura aditiva, a impressão 3D se dá pelo processo em que é criado um objeto físico a partir de um modelo tridimensional digital. Isso é geralmente feito a partir da colocação de várias camadas finas sucessivas de um material, que pode ser resina ou filamento de plástico.
A tecnologia de impressão 3D oferece vários usos com um enorme potencial em quase todos os setores.
No setor de saúde, por exemplo, a impressão 3D já é usada para criar aparelhos auditivos personalizados, implantes dentários e próteses, sem falar nos modelos detalhados de órgãos.
Olhando para a impressão 3D do ponto de vista do marketing promocional, há várias oportunidades que podem melhorar as estratégias e ampliar os limites da impressão 3D.
Pessoas adoram produtos promocionais. Dá uma olhada neste estudo do Promotional Products Association International:
- 83% dos consumidores gostam de receber um produto promocional com uma mensagem publicitária;
- após receber um produto promocional, 85% dos consumidores se sentem inclinados a fazerem negócios;
- mais da metade (58%) dos consumidores mantêm um produto promocional entre um e quatro anos.
Outro grande benefício da impressão 3D relacionada com o marketing promocional é que a tecnologia é capaz de produzir produtos promocionais rapidamente e com baixo custo.
Isso é bastante atraente para as marcas e empresas, sendo um ótimo ponto para o futuro da tecnologia de marketing promocional.
Afinal, enquanto a tecnologia avança rapidamente, o bom apelo dos produtos promocionais e brindes personalizados permanece.
Pessoas gostam do toque pessoal e personalizado
Uma pesquisa feita pelo Prime Group mostrou que mais da metade dos clientes (61%) preferem produtos e projetos personalizados.
Materiais diferentes e/ou um design exclusivo podem ser grandes diferenciais. A impressão 3D permite a criação de pequenas tiragens com maior velocidade, além de oferecer mais inovação.
Criar protótipos para testar diferentes designs e coletar insights do consumidor também é algo bastante importante. Muitas empresas já perceberam isso é uma parte importante do futuro da tecnologia de marketing promocional.
A capacidade de testar e aprender rapidamente com produtos pode oferecer informações valiosas.
Gostou deste post? Se você deseja criar produtos personalizados para alavancar o marketing promocional do seu negócio, fale com a gente!