A primeira coisa que você precisa saber sobre impressão 3D é que ela é eficiente, ecológica e fornece uma solução imediata para muitos problemas do mundo moderno.
Existem impressoras capazes de construir uma tiny house em aproximadamente 20 horas. É uma super economia de tempo e materiais! A impressão 3D sustentável já vem beneficiando empreendedores que conseguem criar o que desejam sem fronteiras.
Já falamos sobre a relação da impressão 3D com a sustentabilidade e agora chegou o momento de apresentar ideias geniais e simples ao mesmo tempo. Cada uma carrega um grande potencial de transformar o mundo de uma forma bem positiva!
1. Solar Sinter
Markus Kayser, ex-aluno de design do Royal College of Art, usou apenas sol e areia como energia e material para criar objetos de vidro através de um processo de impressão 3D sustentável com uma curiosa máquina criada e intitulada por ele mesmo de Solar Sinter, algo como sintetizador solar, traduzido do inglês.
Em seu projeto, ele testou a invenção no meio do deserto do Saara, depois de ter projetado sua máquina solar inicial, a Sun-Cutter, um ano antes. A máquina original semiautomática, movida a energia solar usa técnicas de corte a laser de baixa tecnologia para aproveitar os raios solares através de uma lente de vidro e cortar objetos 2D.
Trabalhar com o sol – uma fonte inesgotável de energia – e areia – uma fonte infinita de sílica (dióxido de silício) na forma de quartzo inspirou o Markus a aplicar o processo a objetos 3D.
E como isso funciona? Quando a areia de sílica é aquecida até seu ponto de fusão e depois resfriada, ela se solidifica como vidro. Isso é chamado de sinterização: usar calor para transformar uma substância em pó em algo sólido. A sinterização é um dos principais processos de impressão 3D, conhecido também como SLS – sinterização seletiva a laser.
Enquanto a maioria dos dispositivos de impressão 3D usa tecnologia a laser e plásticos em pó, resinas ou metais, o “Solar Sinter” usa uma lente Fresnel, ou lente plana com anéis concêntricos e substitui esses materiais com luz solar e areia.
“Eu tive a base de uma máquina completamente nova movida a energia solar e processo de produção para fazer objetos de vidro que se conectam com os abundantes suprimentos de sol e areia encontrados nos desertos do mundo”, escreveu Kayser.
“A máquina e os resultados desses primeiros experimentos apresentados representam os passos iniciais significativos em direção ao que eu vejo como uma nova ferramenta de produção de grande potencial, movida a energia solar.”
2. Print your City!
São muitos os objetos feitos pela impressora 3D; inclusive a tecnologia pode ajudar a reduzir o desperdício de plástico, como forma de redesenhar o espaço urbano. Foi com essa ideia que foi criado o projeto Print Your City! em Amsterdã.
O projeto é um apelo à ação, reunindo cidadãos para reciclar resíduos domésticos de plástico para então transformá-los em matéria-prima para mobiliário público, através de um processo de impressão em 3D sustentável.
O primeiro resultado do projeto é a criação de bancos no meio urbano, resultando em uma cidade mais bonita e, claro, ajudando o meio ambiente. O banco, apelidado de XXX, é uma peça de mobiliário projetada para a cidade holandesa.
Os bancos impressos parecem cadeiras de balanço e acomodam até quatro pessoas. Além disso, eles podem ser facilmente personalizados e a intenção é inserir mensagens ou desenhos.
Uma ideia dos idealizadores é fazer com que o próprio banco faça parte de uma campanha de reciclagem, convidando os moradores a fazerem a coleta de materiais.
Ao final de sua vida útil, o banco pode ser reciclado novamente até sete vezes para criar mais móveis para espaços públicos. Amsterdã sempre ganhando o nosso coração com suas ideias!
3. EKOCYCLE e a impressão 3D sustentável
Essa ideia é tão legal que já falamos dela em outro post e agora vamos falar de novo, com mais detalhes.
A EKOCYCLE Cube é uma impressora 3D um pouco diferente. Produzida pela 3D Systems, tem como princípio básico de ser projetada para oferecer uma experiência de impressão sustentável e ecologicamente correta.
Ela simplesmente utiliza garrafas PET e as transforma em objetos. Para adicionar cores, você consegue adicionar cartuchos e imprimir com a cor que quiser.
Os cartuchos são feitos com 25% de materiais reciclados. Além disso, a EKOCYCLE oferece a mesma experiência de impressão suave de uma impressora 3D comum.
É a única impressora no mercado que imprime em resíduos pós-consumo, a impressora 3D EKOCYCLE Cube recicla o que você usa, para que você possa refazer em coisas novas, significativas, bonitas e melhores.
Características da impressora EKOCYCLE Cube 3D:
- Impressão exclusiva a partir de resíduos pós-consumo;
- Impressão dupla a cores;
- Carregamento instantâneo do cartucho;
- Imprima diretamente do seu celular. Navegue, compartilhe e imprima diretamente do seu celular;
- Impressão de resolução de 200 mícrons;
- O teclado de impressão com nivelamento automático garante impressões de alta qualidade, consistentes e confiáveis;
- 18 modos de impressão.
É possível interagir com uma plataforma de construção, resolução de impressão, além de outros recursos. Ainda, é possível utilizar um aplicativo para celular para imprimir diretamente dali para a impressora.
4. Futurecraft Adidas
A Adidas está revelando o futuro do calçado de desempenho com o Futurecraft 3D, uma entressola exclusiva para tênis de corrida. Ela é impressa em 3D, se adapta muito bem a cada pé, de acordo com as necessidades de amortecimento do pé de uma pessoa.
Essa iniciativa, voltada para o futuro, coloca a colaboração e a habilidade de novas tecnologias no centro do design para impulsionar a inovação em todos os elementos da produção.
As entressolas foram sinterizadas a laser em TPU, um material de impressão 3D sustentável totalmente flexível e durável. Foi a primeira vez que um material como esse foi usado em um produto de consumo, através de um processo de fabricação certificado.
Criada a partir de uma cópia de carbono flexível e totalmente respirável da pegada do própria pessoa, a entressola combina contornos exatos e pontos de pressão. Assim a pessoa poderá terá uma melhor experiência de pisada, caminhada e corrida.
A fim de proporcionar a melhor experiência personalizada para todos os atletas, a Adidas criou uma combinação única de material e processo.
Essas ideias são algumas das muitas que são encontradas e ainda irão surgir em todo o mundo. Há uma transformação digital cada vez mais visível na impressão 3D sustentável. Quais ideias criativas como essa você conhece e quais gostaria de colocar em prática? Conte pra gente!