Não é de hoje que observamos que a evolução do marketing está despertando o interesse das empresas. E um dos conceitos que gera mais curiosidade é o marketing criativo. Por mais que pareça redundante, toda campanha deve ter uma dose de criatividade, neste caso, o nome faz jus ao conceito.
Para entender melhor do que se trata, desenvolvemos este conteúdo completo sobre o assunto. Você vai entender o que é, as principais características, como aplicar e as vantagens de aplicar no seu negócio. Vamos começar?
O que é marketing criativo?
Trata-se de um tipo de marketing que tem como principal característica a inovação. Ideias fora da caixa, foco em gerar emoções nos consumidores, ser parte de uma experiência que pode gerar provas sociais e muito mais.
Para muitos especialistas, marketing criativo também é conhecido como marketing de guerrilha. Em ambas as situações, a marca é exposta de forma positiva e criativa. Assim, com a interação funcional com o ambiente da exposição proporcionando engajamento do público com a mensagem.
O marketing criativo transforma as informações enviadas anteriormente sobre um produto ou uma campanha em uma nova estratégia definida. Nesta etapa, não temos dados desenvolvidos, mas sim trabalhamos em cima do levantamento feito.
Vale destacar que há uma certa diferença entre o marketing tradicional e o marketing criativo. Neste caso, o marketing tradicional analisa informações, busca padrões, realiza consultas constantes sobre determinado serviço ou produto.
Esta é a primeira etapa de um processo de criação de uma campanha ou produto/serviço. Com base nos dados, há um trabalho criativo que traz uma visualização do que deve ser feito em determinado local.
Uma das características do marketing criativo é que não precisa investir necessariamente em veículos de mídia tradicionais como rádios, TV ou revistas. Inclusive, atualmente, há um olhar especial para outdoors digitais ou locais que possam gerar uma troca de interações.
Na maioria das vezes, ações de marketing criativo podem se tornar virais. Isso acontece pois, com uma ação criativa, o público compartilha nas redes sociais.
Lembra a prova social que mencionamos anteriormente? Quanto mais a ação for fora do comum, mais engajamento orgânico ocorre. Mas vamos explicar melhor isso a seguir quando falarmos sobre as vantagens de investir nisso.
Qual é o time que deve compor sua equipe de marketing criativo?
Esta é uma pergunta frequente para as empresas que desejam implementar o conceito de marketing criativo no seu dia a dia. Para começar, saiba que é importante investir nesta equipe sem esquecer de estruturar uma do marketing tradicional, com perfil mais analítico. Isso permite que a equipe de marketing criativo tenha informações que norteiem suas ações e estratégias mais criativas.
Agora, vamos começar a compreender os profissionais envolvidos na equipe. Teremos um redator ou copywriter, responsáveis por criar a narrativa que vamos seguir para envolver os consumidores na ação. Esta ação deve ser persuasiva, interessante e ainda contar com gatilhos mentais que permitam a compreensão da ação a ser seguida.
Teremos ainda um designer, responsável por transformar a narrativa criada anteriormente em um conteúdo visual prático. Pode ser o desenvolvimento de um brinde, um infográfico, ilustrações e muito mais. É um dos profissionais que deve estar mais alinhado com o objetivo do marketing criativo, pois vai “enxergar” e desenvolver o que precisa ser feito.
Por último, mas não menos importante, temos o diretor criativo. Este será o profissional responsável por garantir que todas as etapas do processo com foco em criação sejam seguidas. Ele terá a visão de transformar informações com foco mais analíticos em insumos para que a área criativa consiga desenvolver o seu trabalho da melhor forma.
Em alguns casos, empresas terceirizam este tipo de iniciativa e o marketing criativo pode ser desenvolvido por uma agência. Por isso, vale acompanhar cada passo para entender se vale a pena internalizar ou se é melhor contratar um time externo com foco em marketing criativo.
Agora que você compreendeu como é criar uma equipe para o seu negócio, chegou a hora de ver como o marketing criativo pode trazer resultados para a sua empresa. Confira o conteúdo abaixo.
Como o marketing criativo pode ajudar sua empresa?
Motivos não faltam para que as empresas encontrem resultados escaláveis investindo em marketing criativo. Para começar, trata-se de um investimento que traz retorno de diversas formas.
Se uma ideia criativa foi desenvolvida, há um engajamento orgânico da comunidade com aquele espaço. Isso permite que haja um estímulo para compartilharem em suas redes, pois houve um encantamento por parte do cliente.
Além disso, há um fortalecimento da marca diante da experiência. Como se trata de uma experiência fora do comum, o público que já conhece a marca fica mais próximo da mensagem e os novos têm a curiosidade atiçada pela experiência.
Isso permite ainda que a marca saia na frente da concorrência, uma vez que aquela ação de marketing criativo destaca aquela empresa diante da audiência. Atualmente, com uma conectividade alta por causa das redes sociais, uma pequena ação bem elaborada pode fazer a diferença.
Para finalizar, mas não menos importante, o marketing criativo é muito versátil. Você pode aplicar em diversos segmentos e em diversos meios. Isso aumenta as chances da sua empresa ter ótimos resultados.
Mas as vantagens não param só nestes argumentos que citamos. Agora, vamos mostrar como você pode colocar em prática tudo o que o marketing criativo tem a oferecer. Vamos começar?
Quais ações podem ajudar a implantar o marketing criativo?
Agora que você já sabe as vantagens de investir em marketing criativo, chegou o momento de colocar em prática. Com estas dicas, você pode começar a implementar este conceito nas suas estratégias.
Crie uma identidade visual
De uma forma geral, a identidade visual é essencial para que a marca consiga passar sua mensagem de forma clara e prática para o consumidor. Além de organizar os elementos principais da marca, permite que os responsáveis pelo marketing criativo usem seus elementos da melhor forma para gerar experiências únicas com este design.
Então, se você ainda não criou a sua identidade visual, veja algumas dicas como:
- defina cores estratégicas de acordo com a mensagem que você deseja passar;
- invista em fontes com fácil leitura;
- escolha padrões interessantes e que tenham relação com a marca.
Mas, acima de tudo, invista em um bom profissional para desenvolver a identidade visual da sua empresa. Seja de um novo produto ou uma edição especial, um olhar experiente do assunto faz toda a diferença.
E falando em novo produto, o ideal é contar com um profissional especialista no assunto. Você já ouvir falar de Designer de Produto? Vale a pena conhecer!
Pense fora da caixa
Pode parecer um pouco redundante falar de fugir de padrões no marketing criativo, mas fugir do óbvio deveria ser quesito essencial deste conceito. Ser criativo não quer dizer apenas criar do zero, mas enxergar novas possibilidades para desenvolver uma ideia já criada.
Comece se perguntando “como posso chamar a atenção do meu consumidor?” e depois faça um brainstorm com todas as ideias que surgirem na sua cabeça. Se tiver uma equipe, joguem suas sugestões em um mesmo board.
Após isso, vale selecionar as melhores e depois desenvolver melhor as com maior potencial. Lembre-se que na fase de brainstorm não existem ideias certas ou erradas. Se você precisa desenvolver melhor seu lado criativo, não se preocupe.
Pensar fora da caixa é um exercício contínuo, mas alguns hábitos ajudam neste processo e evitam bloqueios criativos.
Leia conteúdos diversos, assista vídeos e filmes variados também. Veja o que seu concorrente ou outras marcas estão fazendo de interessante, mesmo que não seja do seu nicho. Saia da sua zona de conforto e tenha acesso a outras experiências e pessoas. Isso ajuda a aumentar o seu repertório e permite que você tenha mais criatividade.
Separe em um local estes conteúdos ou ideias para usar em algum momento futuro. Mas, acima de tudo, seja criativo. Independentemente da ação, traga um novo olhar para gerar ainda mais valor à experiência.
Conheça muito bem o público
Este é um dos passos principais para implementar qualquer ação de marketing, mas ganha ainda mais quando focamos no conceito criativo. Com um conhecimento profundo do seu público-alvo, é possível ter uma visão completa de marketing e como desenvolver a melhor ação para atingir seu objetivo.
Você pode identificar tendências, compreender os melhores locais para investir em uma ação, possíveis gatilhos que podem ser usados e muito mais.
Se você já tem o seu cliente ideal e a sua persona definida, o primeiro passo é revisar se as informações ainda estão ok. Agora, se você ainda não tem sua persona definida, deve começar hoje a investir nisso. Mesmo que seja um novo produto, vale a pena investir em uma persona.
Estimule a interação da equipe
Seja você de uma equipe grande ou pequena, saiba que para manter a criatividade em alta, é necessário interagir com diversas ideias e opiniões. Neste caso, investir em uma comunicação sobre as equipes traz uma versão mais completa sobre como gerar valor para o consumidor e a empresa.
Uma dica pode ser criar reuniões de produtos, pois permite que todos os interessados nas pautas estratégicas possam estar cientes sobre o que está acontecendo e como podem contribuir para melhor desenvolver o produto.
Além disso, uma equipe alinhada faz com que o trabalho seja melhor desenvolvido assim como a empresa se torne escalável. Então não tem nenhum problema em investir em ações para aproximar times diversos de uma empresa.
Realize ações promocionais
Uma das formas mais interessantes de promover um marketing criativo é investindo em ações promocionais para destacar a marca. Lembra quando falamos sobre isso anteriormente? Pois agora esta é uma ação que deve ser investida.
Por meio das ações promocionais, podemos colocar a marca à frente da concorrência, estimular o branding e ainda atrair novos consumidores, dependendo da ação. Mas não é tão simples investir em ações deste tipo.
Para começar, com o perfil do seu público bem definido, chegou a hora de pensar em como atingi-lo com uma determinada mensagem. Neste caso, você pode se reunir com a equipe e alinharem pontos positivos e negativos.
Para finalizar, com a equipe de produção, orcem opções para realizar aquela determinada ideia. Caso seja complicada, uma consultoria talvez ajude a resolver este problema. Se organizem, seja uma equipe grande ou pequena. Isso ajuda a manter a ideia ativa e a ação ser um sucesso.
Distribuição de brindes personalizados com impressão 3D pode ser a ação inovadora que a sua empresa precisa!
Invista em marketing social
O marketing criativo é uma ótima forma de gerar um aumento do alcance da marca, assim como gerar o marketing social. Trata-se do tipo de marketing que é realizado a partir do engajamento dos consumidores nas redes sociais.
Este impacto é importante por diversas razões. Para começar, temos a percepção do cliente sobre a sua ação, o que pode ser positivo ou negativo.
Nos casos positivos, pode gerar um alcance orgânico nas postagens, mais interação nos conteúdos que as empresas criam, melhor taxa de entrega para a base, entre outros. Agora, se for negativo, pode aumentar ainda mais a percepção negativa do público sobre a marca, podendo até gerar uma crise séria de imagem.
Mas falando das partes positivas, para investir em marketing social, é necessário que se tenha uma equipe preparada para lidar com os impactos das ações de marketing criativo. Com isso, é importante treinar este time para lidar tanto com as respostas positivas quanto com as negativas. Pode parecer simples, mas isso faz toda a diferença no live marketing.
Faça ativações da marca
Em meio a tantos conceitos, é importante usar o marketing criativo para criar ativações da marca. Estas são ações que trazem o conceito da marca como o foco da mensagem a ser passada. No lançamento de um produto ou serviço, por exemplo, é importante sempre colocar no seu radar ações deste tipo.
As formas de colocar em prática podem ser muitas, mas você pode começar em ações físicas, ou até mesmo conteúdos de performance e e-mail marketing. Estas são algumas opções para realizar a ativação da sua marca de forma eficaz.
Mas não para por aí. Veja abaixo outro conceito que pode fazer toda a diferença quando falamos em marketing criativo aplicado para o seu negócio. Veja o próximo tópico e saiba mais sobre design thinking.
Invista em design thinking
Um conceito que pode ajudar muito na implementação do marketing criativo é investir no design thinking. Este conceito pode ser aplicado em qualquer área, mas no marketing é capaz de otimizar processos tanto internos como de agências que realizam este serviço.
Design thinking é um conceito que usa criatividade para encontrar soluções e resolver problemas. No marketing criativo, permite que o processo seja mais fácil e ágil.
Para começar, você deve entender que o design thinking é composto por algumas etapas, cinco para ser mais específico.
1º Empatia: o momento de focar no seu público
Nesta etapa, a ideia é olhar além das informações recebidas anteriormente sobre a persona e o público-alvo. Descreva hábitos, hobbies, objetivos e outras informações que vão além do que está ali. Isso é importante para trazer ainda mais dados para estimular seu lado criativo.
Com isso, as estratégias desenvolvidas têm a tendência de ser mais efetivas, alcançando resultados positivos. Então não deixe esta etapa de lado e invista em desenvolvê-la da melhor forma.
2º Definição de um alvo: compreenda as necessidades do consumidor da sua marca
Identifique a principal necessidade do seu cliente nesta etapa. Como estamos falando do design thinking em conjunto com marketing, vale indicar que talvez o seu objetivo seja ter algum resultado envolvendo marketing. Pode ser gerar mais visitas ao seu site, engajamento nas redes sociais, abrir mais os e-mails e muito mais.
Com um objetivo claro já definido, fica mais fácil alinhar expectativas da equipe assim como compreender os esforços necessários para colocar aquela ideia em prática. Então já defina seu objetivo e mãos à obra.
3º Ideação: debatendo soluções
A etapa de ideação, na verdade, se trata do brainstorm que citamos anteriormente. O objetivo principal dessa etapa é estimular o envolvimento da equipe assim como a colaboração entre diferentes áreas em uma mesma questão a ser resolvida.
Como citamos, este tipo de iniciativa contribui muito para que a empresa encontre soluções mais eficazes em um tempo hábil menor. Então não tenha medo de juntar todos os envolvidos em uma mesma sala para encontrarem soluções eficazes.
4º Protótipo: a etapa de implementação das estratégias
Quando falamos em protótipo dentro do marketing, estamos falando dos testes desenvolvidos para cada estratégia montada. Então, após realizar as etapas anteriores e elaborar o briefing do projeto desenvolvido para aquele consumidor, chegou a hora de tirar do papel.
Em um primeiro momento, você pode criar um teste simples apenas para colocar sua ideia no mundo real. Em alguns casos, você pode ainda realizar testes A/B para compreender os melhores elementos, gatilhos, CTAs e muito mais.
Assim, é possível ver as incoerências de uma ideia na prática. E a qualquer sinal de problema, reajuste e documente para consultas futuras.
5º Verificação: o momento de ver os resultados do projeto
Esta é a última fase do design thinking. Neste caso, analisamos como o protótipo foi desenvolvido e como otimizar ainda mais esta ação.Neste momento, vale destacar que não devemos enxergar o erro como um problema, mas como aprendizados e fatores de melhoria.
Talvez a sua ação de marketing criativo não dê certo de primeira, mas a cada tentativa você está mais perto de atingir o seu objetivo de forma bem-sucedida. Então não deixe esta etapa de lado e retome novas tentativas, caso precise.
Agora que você sabe como desenvolver design thinking na sua estratégia de marketing, chegou a hora de passar para a próxima dica para implementar o marketing criativo na sua empresa: a impressão 3D.
Como a impressão 3D pode ajudar no marketing criativo?
Não é de hoje que a impressão 3D está ganhando espaço entre as empresas em diversas ações como forma de gerar valor para uma experiência ou produto. Através da impressão 3D, é possível não só criar como também imprimir uma variedade enorme de produtos ou até mesmo os protótipos de ideias de marketing (lembra da etapa do design thinking? Este é o momento de usar).
Também conhecida como manufatura aditiva, podemos destacar que a impressão 3D só é gerada a partir de um modelo tridimensional digital de um determinado objeto físico. Isso acontece por meio da implementação de diversas camadas finas e que são sucessivas a uma material específico, podendo ser de filamento de plástico ou resina.
Não é de hoje que as empresas compreendem que o consumidor se identifica com elementos físicos para ter uma interação maior com uma determinada marca. Neste caso, até os itens mais presentes nas ações podem se tornar elementos únicos na experiência.
É o caso de troféus, brindes personalizados e mascotes da marca. Estes são elementos presentes em muitas ações de marketing criativo, mas somente com a impressão 3D vão ter um novo patamar de qualidade. Isso acontece pois esta impressão é uma das com melhor qualidade do mercado e podem criar obras fantásticas.
Outro ponto importante é o resultado da impressão 3D. Um dos grandes diferenciais deste tipo de impressão é a produção customizada de materiais diferentes assim como um design exclusivo destes brindes. Falando em otimizar a produção, permite a impressão de pequenas tiragens com velocidade maior, permitindo maior controle dos gastos e dos custos da operação.
Mas não é tão simples assim investir em impressão 3D. O principal fator que diferencia as produções de qualidade é a empresa que realiza este tipo de demanda. A empresa deve ser uma das referências do mercado para garantir toda a qualidade e agilidade que este processo pode gerar para você.
E é neste momento que a Produteca entra no radar. Renomada na área, a Produteca traz inúmeras opções de serviços, que vão desde o desenvolvimento do design de produtos até a protótipos feitos com impressão 3D.
Com profissionais renomados na área, a Produteca traz a expertise de especialistas que vão dar uma visão ainda mais estratégica sobre as demandas que você precisa. Então a sua ideia desenvolvida no marketing criativo vai ter um olhar para melhorar ainda mais o resultado da sua iniciativa.
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