Ter um produto ou serviço interessantes e de qualidade, um bom atendimento e um ótimo controle interno, podem ser questões importantíssimas para o sucesso de um negócio e para que ele consiga destaque no mercado. Porém, existe um fator primordial para uma instituição que, em muitos casos, é deixado de lado pelos empresários que ainda não entenderam o quanto ele pode beneficiar a sua empresa e fazer o seu negócio andar: o design.
Nós contamos pra você quais são os 3 maiores mitos relacionados ao design e mostramos porque eles não condizem com a realidade. Confira:
“Meu sobrinho faz de graça e fica a mesma coisa”
Não, amigo. Não fica a mesma coisa. Só porque o seu sobrinho é bom com tecnologia e se arrisca a fazer uma coisa ou outra em algum programa de edição de imagens por diversão sem ter estudado para isso, não quer dizer que ele faça design. Fazer um logo, um flyer ou qualquer outro material visual não é só pegar num mouse e “desenhar”, muito pelo contrário! É preciso anos e anos de estudo.
Um verdadeiro profissional de design, na criação de qualquer material, irá estudar as características do seu negócio e os objetivos da peça gráfica, escolhendo as cores, as fontes e combinando as imagens ideais para que você atinja o consumidor da melhor forma, e não apenas irá “desenhar” sem propósito algum. Pedir para qualquer pessoa criar uma peça gráfica para a sua empresa, além de ser uma desvalorização dos profissionais da área, é não dar a devida importância à comunicação do seu negócio. É preciso entender que o “fazer por fazer” não vende.
Design é um “capricho”, minha empresa pode viver sem ele
Esse costuma ser um típico pensamento de empresas que não se modernizaram. Alguns donos de empresa, por ter um perfil um pouco mais conservador, têm o costume de não abrir seus olhos para o novo, preferindo apostar na “velha fórmula” que vêm dando certo em sua empresa há décadas. Porém, o que eles não conseguem perceber é que tudo se moderniza e aperfeiçoa com o passar do tempo e que quem não se adapta, fica pra trás.
Companhias que utilizam o design para melhorar seus produtos, para produzir embalagens funcionais e modernas, para construir um bom site (que seja bonito e de boa usabilidade), para deixar o espaço físico da empresa agradável e confortável, e para criar uma identidade visual de bom gosto e de acordo com as tendências, despertam a atenção do público e o fidelizam, vendendo muito mais. Ou seja: sua empresa pode até “viver” sem o design, mas pra que insistir em viver no passado se você pode aumentar suas vendas entregando um serviço/produto mais personalizado, criativo e direcionado?
Design é coisa de empresa grande
Esse mito está diretamente relacionado ao mito anterior, de que o design é um mero capricho ou algo supérfluo. Ao seguir essa lógica, as pessoas acabam pensando que as únicas empresas que possuem verba de sobra para algo que não é necessário para a sobrevivência da empresa, são as empresas de grande porte, dotadas de grande poder aquisitivo e acabam desistindo da ideia de ter ajuda profissional nas comunicações do seu negócio.
Porém, como já vimos anteriormente, o design é necessário para qualquer tipo de negócio, independente do tamanho. Se as contas da sua empresa estão apertadas, você pode optar por um designer freelancer que realize trabalhos pontuais para a sua empresa, como a criação da sua identidade visual e de um cartão de visitas, por exemplo. Dessa forma você pode suprir as maiores demandas de design da sua empresa, sem precisar pagar um agência mensalmente.
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