Se você quer entender o que é modelagem digital e como ela impacta no mundo corporativo, saiba que você não é a única pessoa preocupada em se atualizar com os avanços da tecnologia para não ficar de fora das inovações.
Na verdade, a sociedade está rapidamente abandonando tecnologias analógicas e cedendo às facilidades do universo digital. Com a modelagem, não seria diferente, até porque, hoje qualquer projeto ganha passe livre para sair do mundo das ideias e se materializar em objeto, desde:
- Joias;
- Tênis;
- Decoração;
- Games;
- Cinema e etc.
Por isso, se você quer entender o que é modelagem digital, neste conteúdo vamos explicar o conceito utilizado em 3D, sua aplicação, além de trazer três nichos que estão fazendo sucesso com essa tecnologia. Vem conferir!
O que é modelagem digital
Para entender esse conceito, vamos separar os termos. Em primeiro lugar, o Dicionário Oxford define modelagem como “representação da forma tridimensional, criando-se zonas de luz e sombra, para se obter efeito de relevo”.
Também, o termo modelagem é bastante utilizado na indústria têxtil e da moda, como forma de referenciar os moldes utilizados para confeccionar roupas. Mas não apenas isso. A modelagem pode representar o processo de moldar esculturas com as mãos ou até a construção de moldes de madeira que, fundidos, servirão para a moldagem.
De todo modo, modelagem significa transformar algo abstrato em uma peça tangível. Agora, junte isso ao conceito de digital e teremos um termo que define o processo de criar imagens e objetos utilizando como ferramenta programas de computador (CAD).
Isso pode ser feito em 2D e 3D. Vamos focar no segundo exemplo.
Modelagem digital em 3D
Diferente da aplicação da modelagem digital em duas dimensões, a modelagem em 3D, além da altura e da largura, conta também com profundidade. Isso significa que, ao modelar um objeto em três dimensões, você estará criando uma peça muito próxima à realidade, que pode parecer até mesmo uma imagem real.
Em outras palavras, modelagem digital em 3D nada mais é do que a criação de objetos sólidos tridimensionais, feita através de representação matemática utilizando para isso um software.
Aplicação da modelagem digital
Em se tratando de modelagem digital em três dimensões, podemos dizer que não há limites. Como já citamos, essa tecnologia é muito utilizada em animações, cinemas e games, mas não apenas estes.
Cada vez mais, você verá a modelagem em 3D sendo aplicada em campos da Engenharia, Medicina, Design, Arquitetura e até mesmo em estratégias de marketing, com a criação de mascotes, troféus e brindes.
Falamos mais sobre esse assunto nos próximos capítulos. Antes, vamos abordar sobre os setores que estão fazendo sucesso utilizando essas tecnologias a seu favor.
Modelagem digital: nichos que fazem sucesso
Até aqui, você viu o que é modelagem digital e suas aplicações em 3D, certo? Agora, vamos trazer três nichos que utilizam essa tecnologia com exemplos de produtos que estão se destacando no mundo corporativo. Veja a seguir:
1.Design de joias
Indústria que tem crescido vertiginosamente com a modelagem digital em 3D, o nicho das joias usa e abusa dessa tecnologia. Na verdade, desenhar joias em três dimensões é o que há de mais moderno hoje.
Para você ter uma ideia, existem programas que permitem criar a peça-piloto do zero, calculando inclusive o peso da joia, que depois segue para a fase de prototipagem ou usinagem, onde será materializada com cera ou resina. Essa tecnologia é ótima, porque facilita a visualização e apresentação final da peça.
No exemplo da foto, a coleção de joias foi desenvolvida pela Produteca para uma exposição na Califórnia, e simboliza a variedade das formas e pluralidade das cores das pedras preciosas brasileiras.
Gostou? Solicite Orçamento Produteca para coleção de joias.
2.Próteses
Como não poderia deixar de ser, a modelagem digital em três dimensões também veio para auxiliar nas demandas de saúde. Em se tratando de próteses, as possibilidades são muitas.
Modelando em 3D, é possível criar dispositivos de reabilitação, como aparelhos auditivos personalizados, palmilhas anatômicas, braços biônicos ou mesmo próteses dentárias.
Na Produteca, nossos profissionais têm experiência no design e impressão de próteses odontológicas, como esta da foto. Em virtude da precisão com que o formato da peça é desenhado e impresso, a demanda por essa solução é cada vez maior.
Isso porque, antes de qualquer coisa, é feito um escaneamento na boca, mapeando dente a dente. Ou seja, é quase impossível que a prótese não encaixe como uma luva, gerando muito conforto ao paciente.
Para saber mais sobre próteses odontológicas, solicite um Orçamento Produteca.
3.Marketing e propaganda
Este é, sem dúvida, um dos nichos que mais tem se beneficiado da modelagem digital 3D. Veja, além de toda a gama de materiais midiáticos, audiovisuais, com animações e vídeos institucionais desenvolvidos com modelagem três dimensões, existem ainda itens que passam pela impressão 3D.
Estamos falando de ações voltadas ao branding e endomarketing, com a criação de:
- Mascotes
- Troféus
- Placas de reconhecimento
- Miniaturas
- Brindes personalizados.
Na Produteca, desenvolvemos todos esses recursos para reforçar a identidade da marca e criar conexão com o público e com os colaboradores. E tudo isso de maneira disruptiva e personalizada, com toda a criatividade que o mercado de hoje exige.
São peças que trazem a vantagem da exclusividade, pois nossos profissionais de design pensam em cada detalhe de acordo com o posicionamento, identidade e visão da marca. Portanto, cada item é único.
Além disso, empresas usam essa tecnologia para imprimir protótipos de modelos em 3D de qualquer produto, facilitando a avaliação do design e a apresentação da peça ao cliente.
Esta é uma solução bastante utilizada em empresas de engenharia e design, que podem desenvolver e imprimir protótipos das peças antes de lançar o produto no mercado.
Quer conhecer melhor essas soluções de marketing e publicidade? Solicite um Orçamento Produteca.
Agora que você compreendeu o que é modelagem digital e sua aplicação no universo das três dimensões, o que acha de entender quais são os tipos de impressão em 3D? Ou então, talvez você queira conhecer um pouco mais sobre prototipagem!