Para ter um processo produtivo eficiente, sem problemas com regulamentações e até mesmo com o público, é essencial entender o que é controle de qualidade industrial e como ele impacta na produção.
Em termos gerais, esse gerenciamento tem sido fundamental para impulsionar melhorias na maneira de produzir, inclusive, quando o assunto é design e otimização de produtos e serviços.
Através do controle de qualidade, empresas identificam problemas e oportunidades de melhoria, aprimorando a qualidade dos produtos. Sendo assim, é fundamental que a indústria esteja atualizada sobre as tendências nesta área.
Por isso, neste conteúdo vamos mostrar as tecnologias envolvidas no processo, os benefícios, as soluções e os desafios que você pode encontrar nesse caminho. Vem ver!
Tecnologias para o controle de qualidade industrial
Primeiro, quando falamos em atualização, estamos nos referindo principalmente às novas tecnologias, que estão aí para otimizar todo o processo. Vamos olhar com mais critérios para quatro delas:
- Sistema de Gestão de Qualidade: é baseado em uma série de normas e diretrizes, como a ISO 9001, incluindo elementos como, planejamento, controle de processos, medição e análises, entre outros.
- Ferramentas de medição e inspeção: fundamentais para o controle de qualidade industrial, ferramentas como fluxogramas, diagrama de Ishikawa, histograma, gráficos, diagrama de dispersão, e muitas outras são utilizadas nesse processo.
- Análise de dados e Inteligência Artificial: automatizar a análise de dados e utilizar IA é fundamental para reduzir o tempo gasto em inspeção, ao mesmo tempo que garante maior qualidade do produto.
- Prototipagem e impressão 3D: Investindo em prototipagem em três dimensões, sua empresa alcança resultados mais precisos, reduzindo o retrabalho e aumentando significativamente a margem de lucro. Veja algumas peças produzidas na Produteca.
Entendendo e incorporando essas tecnologias, os resultados virão sem demora.
Benefícios ao adotar esse controle
De um lado, você já viu que o controle de qualidade industrial é um processo fundamental para garantir a qualidade de produtos e serviços.
Além disso, esse controle deve seguir especificações técnicas, regulamentações governamentais, normas de segurança e até mesmo exigências do cliente.
De todo modo, mesmo com todos esses detalhes, esse gerenciamento traz muitos benefícios, entre eles:
- Aumento da confiabilidade dos produtos
- Menos erros e mais eficiência
- Melhoria na qualidade do produto
Esses elementos contribuem com um processo produtivo muito mais eficiente, garantindo um resultado superior.
Controle de qualidade industrial: desafios e soluções
Como qualquer processo em uma empresa, existem desafios que devem ser superados para que se alcance a excelência. Entre eles, é possível que haja necessidade de rever a cultura da empresa, fator que pode gerar resistência de colaboradores à mudança.
Também, existe um certo custo para para fazer o controle de qualidade industrial funcionar, portanto, é preciso ter capacidade de investimento. Além disso, considere que o sistema precisa de monitoramento contínuo.
Por outro lado, é perfeitamente possível levantar soluções para cada uma dessas questões. Um bom conselho é apostar constantemente no treinamento e desenvolvimento dos funcionários, auditorias internas e, é claro, o uso de tecnologias avançadas, para fazer a mensuração e análise com precisão e agilidade.
Viu só como o controle de qualidade industrial é fundamental para garantir a confiabilidade dos produtos? Investindo nesse gerenciamento, sua empresa garante:
- Redução de erros
- Aumento da eficiência
- Qualidade dos produtos
Agora, o que acha de entender como fazer um projeto de sucesso para sua empresa?
Ou quem sabe adotar prototipação e impressão 3D para aprimorar o processo de qualidade industrial?