Moldes em gesso? Não mais. Este tipo de molde, feito a mão, está com os seus dias contados. O motivo é que a tecnologia 3D está invadindo consultórios e laboratórios para facilitar o trabalho de dentistas e melhorar a experiência dos pacientes.
Modelos virtuais e escaneamentos em 3D incorporam a Odontologia Digital. São eles os responsáveis por captar detalhes da arcada dentária e substituir as moldagens que são geralmente feitas em gesso ou silicone.
E se você acha que os moldes odontológicos em 3D interferem na precisão do produto final, está enganado. Muito pelo contrário: a mesma precisão se mantém, porém traz mais agilidade e praticidade.
Além dos moldes, a tecnologia de escaneamento aliada à impressão 3D, também possibilita a realização de estudos sobre a articulação dos pacientes.
De fato, a impressão 3D muda rapidamente a maneira como olhamos para a odontologia. Como ela pode mudar a forma como os dentistas trabalham?
Técnicas tradicionais do molde em gesso
Se pensarmos bem, a odontologia tradicional para aparelhos e próteses não mudou muito. Uma vez que o molde de gesso é feito, os aparelhos ou próteses podem ser formados. Isso pode levar dias ou semanas, dependendo se o dentista tem ou não um laboratório no local ou se o molde vai para um laboratório externo.
A criação de um modelo tradicional dos dentes requer morder um tipo de argila ou borracha, que pode ser moldada posteriormente em gesso. Já com um programa de computador e uma impressora 3D, a boca inteira do paciente pode ser digitalizada, renderizada e impressa em alguns dias.
Moldes odontológicos em 3D e a tecnologia
O scanner intraoral é o aparelho responsável pelo escaneamento diretamente na boca do paciente. Uma vez escaneado, a imagem da boca da pessoa é impressa com a ajuda de uma impressora 3D ou de um serviço de impressão 3D.
Não há a necessidade de materiais e moldeiras como o gesso, alginato e outros insumos para a moldagem. A evolução da tecnologia acaba revolucionando o processo de moldagem, que era feito apenas com moldes de gesso.
As vantagens não param por aí. Aparelhos dentários que são impressos em 3D são mais baratos do que os fabricados tradicionalmente. E são mais duráveis também. É mais barato para o dentista quanto para o paciente.
Uma pequena impressora 3D pode não parecer muito, mas com um design cuidadoso e um computador decente, é possível construir qualquer coisa. Estes avanços tecnológicos mudam constantemente a forma como olhamos para a odontologia e para a área da saúde como um todo.
De início, a aquisição de um scanner pode ter um valor alto. Porém, a longo prazo, é um excelente custo-benefício, pois traz economia em materiais odontológicos.
Você já conhecia o processo de produção dos moldes odontológicos em 3D? Saiba mais sobre a impressão 3D para dentistas!
*Imagem de capa: Elos Medtech