Todos nós conhecemos diversos tipos de produtos que, assim que batemos o olho, já identificamos qual a marca, mesmo que ela não esteja explícita. Isso acontece devido à personalização de marca.
Este termo, que é tão característico e marcante de determinada empresa, que logo que vemos algum item já associamos a ela.
Por esse motivo, negócios que desejam se destacar no mercado, atrair clientes e fidelizar os antigos devem investir no design de produto.
Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue com a gente neste post para entender melhor o que é personalização de marca e conferir ideias de como fazer isso em sua empresa!
Afinal, o que é personalização de marca?
Quando falamos em personalização de marca, nos referimos ao design de produtos de determinada empresa. Isso ocorre quando um negócio adota um estilo tão próprio que é possível identificá-lo mesmo quando o logo não está exposto.
Isso não significa necessariamente criar um produto completamente novo no mercado, mas, sim, elaborá-lo com o objetivo de não apenas atender às necessidades do cliente, como também de encantar o consumidor.
Certamente você conhece diversos modelos de tênis, canetas, smartphones, cadeiras gamer, brinquedos infantis, capacetes, enfim, uma grande variedade de produtos que é possível identificar a marca de maneira muito fácil.
Ou seja, a personalização de marca pode ser feita em qualquer tipo de produto e por empresas de qualquer porte e segmento.
Confira exemplos para entender melhor o conceito
Você vê um copo de inox, com uma borda de inox escovado e o corpo pintado em alguma outra cor, diâmetro da base levemente menor que o da borda superior e com capacidade para cerca de 470ml, provavelmente você o identificará.
Ou, ao menos, lembrará da marca tão famosa de copos térmicos que prometem manter a cerveja gelada por até 4 horas.
Essa marca encantou o público e criou o desejo de muitas outras pessoas o comprarem. Virou uma tendência tão forte que outros copos similares surgiram no mercado. Mas sempre que nos deparamos com um copo similar, assimilamos à marca famosa.
Quer outro exemplo? Há incontáveis canetas marca-texto no mercado, correto? No entanto, uma grande marca inovou no formato, fazendo canetas com o corpo largo e achatado.
Além disso, as fez com cores diferentes dos tradicionais tons neon. Isso chamou muito a atenção dos fãs de produtos de papelaria e fez com que todos desejassem as canetas dessa marca, especialmente as em tons pastéis.
Da mesma forma que ocorre com o copo famoso, sempre que vemos uma marca texto com corpo largo e achatado, nos vem à mente somente a marca pioneira nesse formato.
Por que investir na personalização de marca?
Não podemos negar que o mercado está altamente competitivo em todos os setores. Por esse motivo, investir em diferenciais é praticamente uma obrigação para as empresas que querem se destacar e se posicionar à frente de seus concorrentes.
Para isso, é preciso ficar de olho no que os clientes desejam e necessitam.
Ou seja, a melhor estratégia é encantar o cliente, despertar o desejo de ter o seu produto. E a melhor maneira de conseguir esse resultado é investindo no serviço de design de produto, isto é, na personalização de marca.
É dessa forma que muitas empresas acabam se tornando um verdadeiro objeto de desejo do público: unindo qualidade de seus produtos, design exclusivo e imagem criada pela publicidade.
A marca precisa ser facilmente identificada. Além disso, deve ser lembrada por quem já comprou e desejada por aqueles que veem seus produtos, seja nas redes sociais, campanhas publicitárias, expostos em uma vitrine ou, simplesmente, quando vê outra pessoa usando (sendo uma pessoa famosa ou não).
Além de quererem utilizar seu produto, os clientes vão querer ser vistos utilizando seu produto. Outro ponto importante é que, hoje em dia, o consumidor quer ter um relacionamento próximo com a marca.
Isso envolve diversas ações e uma delas está em ele perceber que a empresa se preocupa em atender suas necessidades e desejos. Portanto, investir na personalização da marca oferece os seguintes benefícios:
- Agrega valor ao produto;
- Atrai clientes;
- Fideliza clientes antigos;
- Alavanca as vendas;
- Impulsiona os resultados;
- Expande a marca;
- Cria fãs da sua empresa;
- Transmite a identidade da marca por meio dos produtos;
- Reflete a imagem da empresa por meio do design.
Como tornar minha marca personalizável?
Há muitas formas de personalizar a sua marca. Uma delas é apostar num design novo para algum produto. Desse modo, é possível atender melhor às necessidades do público. Um bom exemplo é a Compasso, uma mesa infantil regulável.
As crianças crescem muito rápido e precisam de um lugar para fazer suas atividades escolares. Como a altura dela pode ser regulada, ela será usada por muitos anos, sem a necessidade de comprar uma nova sempre que o pequeno crescer.
Ou como a Cadeira e Poltrona Click, projetada para atender àqueles que buscam móveis ergonômicos, confortáveis e que sejam fáceis de montar e transportar.
Pensou em algo diferente? Vamos personalizar!
Ainda, há a opção de criar um produto novo, como a Hidreo, uma Micro Usina Hidrelétrica. Com ela, proprietários de terrenos onde há passagem de água podem gerar sua própria energia, reduzindo custos e contribuindo para a sustentabilidade.
Outra ideia muito boa é criar brindes colecionáveis da sua empresa. Podem ser desde troféus como reconhecimento pela fidelização (ou mesmo em premiações) até maquetes, miniaturas ou mascotes da sua marca.
Provavelmente você já quis (ou conhece quem quis) comprar aquela versão do lanche de uma famosa rede de fast-food que sempre vem com algum brinquedo ou miniatura de algum personagem que está em alta.
Em todas essas opções estão presentes o design de produto e a impressão 3D. Enquanto o primeiro busca refletir a imagem da marca no produto e, ao mesmo tempo, atender às necessidades do cliente.
A segunda pode tanto ser a forma de produção como uma maneira de testar a viabilidade do produto, por meio de protótipos.
Neste último caso, a impressão 3D é fundamental para validar o produto antes de encaminhá-lo para a produção em série, como foi o caso da nova linha de batons Make B. de O Boticário.
Como você viu, a personalização de marca é fundamental para que sua empresa se destaque no mercado e impulsione os resultados.
Afinal, por meio dela, é possível encantar os clientes e aumentar o valor agregado do produto. Por isso, não deixe de investir nisso!
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