É comum as pessoas se perguntarem até que ponto vale fazer produtos impressos em 3D.
“Será que não é muito caro?”
“Vale mesmo a pena?”
Bem, a resposta não é tão simples, com apenas um “sim” ou “não”. Provavelmente seria “depende”.
De uma forma bem geral, pode-se dizer que a impressão de objetos menores tem um custo mais baixo, enquanto a impressão de objetos maiores apresenta um custo mais alto. Os preços sobem de acordo com o tamanho dos produtos impressos em 3D.
Por isso que criamos este post. Para mostrar a você quais as vantagens de criar produtos personalizados feitos com o processo de impressão 3D e também quais as desvantagens que isso apresenta.
A questão do valor agregado
Diversas variáveis e cenários se aplicam quando a dúvida é se um produto impresso em 3D é realmente mais caro. Como dissemos no começo deste texto, depende. Dos materiais que serão usados, da aplicação do design, do tamanho do objeto, da complexidade e do número de produtos.
Não é só a impressão 3D que agrega valor e sim, o como ele é modelado. A tecnologia 3D é apenas uma parte do processo; o que personaliza verdadeiramente um projeto ou produto é a maneira como ele é pensado, projetado e construído.
Em alguns casos, os produtos impressos em 3D precisam receber algum tipo de acabamento na pós-produção, como polimento, pintura ou verniz, e isso também pode tornar o valor dos produtos impressos em 3D mais elevado.
O custo da impressão 3D e seus benefícios
O tipo de material utilizado na impressão 3D pode afetar no preço final. Por mais que materiais como metais preciosos sejam bastante caros, criar joias com a impressão 3D é bastante viável. Isso permite que os designers de joias criem designs customizados sem ter que produzir moldes várias e várias vezes.
A impressão 3D também é um excelente método de produção para criar protótipos, edições limitadas ou produtos promocionais, enquanto as técnicas tradicionais de fabricação, como moldagem por injeção, fazem muito mais sentido quando se pensa em produção em massa, escalabilidade e custos.
Afinal, produtos impressos em 3D são realmente mais caros?
À medida que as tecnologias de impressão 3D avançam, a concorrência aumenta e os materiais se tornam menos caros, o futuro fica cada vez mais brilhante para a impressão 3D.
A impressão 3D ficará mais barata e rápida e veremos mais e mais produtos sendo fabricados por impressoras 3D. A maior vantagem da impressão 3D é o pouco tempo necessário para ir do conceito ao produto real e as possibilidades que ele oferece para designs cada vez mais complexos.
Dependendo do tamanho do objeto, do material escolhido e do número de cópias necessárias, fazer produtos impressos em 3D é uma ótima escolha. Especialmente se você está pensando em dar aos seus clientes a opção de personalizar seus produtos ou se você está pensando em edições limitadas e peças únicas.
Seja qual for o caso, vale a pena considerar a inovação e a personalização para os seus projetos especiais!
Que tal compartilhar e ajudar pessoas que estão considerando imprimir produtos em 3D? Esperamos que tenha gostado deste post! 😉