O futuro da odontologia também é digital. Não importa se o dentista trabalha em um pequeno consultório ou em uma clínica ou hospital odontológico, a impressão 3D traz muitas vantagens.
Uma prótese dentária carrega um valor importante para o paciente, pois está ligado com a sua autoestima. Por isso, a responsabilidade de um dentista é realizar o melhor trabalho possível, tanto em termos de acabamento quanto de custo.
Consultórios dentários já estão fazendo bom uso da impressão 3D em resina para tornar o atendimento mais rápido a pacientes que precisam de próteses.
Por isso, vamos mostrar a você as etapas para a criação e produção de uma prótese dentária em resina e impressão 3D!
Escaneamento da boca do paciente
O primeiro passo para criar uma prótese dentária em resina e impressão 3D é feita com o escaneamento. Dessa forma, a boca do paciente será mapeada para obter um modelo visual, o que possibilitará a visualização dos dentes no computador.
O escaneamento 3D é o nome da técnica que faz uma análise de um objeto real e o transforma em uma versão digital. E o aparelho que faz a mágica acontecer é o scanner 3D.
Como o próprio nome sugere, são dispositivos que realizam uma medição tridimensional de algo real, que pode ser analisado ou remodelado digitalmente.
Criação da prótese em 3D
Já se sabe que a tecnologia é capaz de trazer melhores resultados. Isso acontece porque ao digitalizar um dente, é praticamente impossível ocorrerem erros na produção do formato final da prótese dentária em resina e impressão 3D.
Uma vez obtida a malha 3D da arcada dentária com o auxílio de um scanner, você poderá criar o produto ou solução pretendido. Se não souber como realizar, pode contratar um serviço de impressão 3D para te ajudar na modelagem exata para o paciente, com o auxílio de um software CAD.
Fabricação da prótese dentária em resina e impressão 3D
Até então, a prótese está apenas no plano virtual e agora pronta para ser tangibilizada.
Nesta etapa é que a impressão 3D entra em ação. Uma impressora será a responsável por realizar o trabalho; assim laboratórios dentários podem diminuir a fabricação manual e expandir para a tecnologia.
Existem duas formas de impressão: aquela que é feita em resina calcinável e a direta. A impressão em resina calcinável consiste na produção de um modelo para obter a peça final. A primeira versão é impressa e utilizada para desenvolver o molde por injeção.
Já a impressão direta é feita sem muitas etapas, utilizando uma impressora 3D e o material desejado. Podem ser escolhidos materiais como o filamento ABS ou a resina. O processo é muito rápido se comparado às produções atuais, levando até dois dias.
Acabamento do produto
Após a impressão da peça e tendo ela tangível em mãos, pode ser realizado um acabamento de acordo com a necessidade do projeto.
O dentista poderá realizar as etapas citadas acima em seu próprio consultório; além de criar uma prótese dentária em resina e impressão 3D, também poderá produzir guias para procedimentos e outros.
O processo é realmente objetivo, direto e simples, com diversas vantagens tanto para o profissional quanto para o paciente.
Ficou com dúvidas em relação à produção de materiais ou uma prótese dentária em resina e impressão 3D? Fale com a Produteca e saiba mais sobre o processo e outras alternativas na área de odontologia.