Você tem uma ideia e a curiosidade de saber como ela seria no mundo real? Seja qual for, se é um projeto de produto, uma invenção ou objeto de decoração, fique sabendo: o primeiro passo é tornar isso tangível, isto é, palpável.
Se havia dúvida sobre o que significava a palavra protótipo, agora você já sabe: ele é o primeiro passo para tirar qualquer ideia do papel. Funciona assim, basicamente como um teste para qualquer pessoa ou empresa e ainda pode ser muito útil para designers, engenheiros e estudantes que estão trabalhando em algo e querem desenvolver isso.
Essa versão inicial permite que você observe detalhes, teste funcionalidades e tenha o primeiro contato com o seu projeto. Bem interessante e útil, não é mesmo?
Segundo o Dicionário Criativo, a palavra protótipo contém alguns significados:
1. Modelo principal, do qual derivam todos os outros.
2. O exemplar perfeito de uma categoria ou estereótipo.
3. Produto industrial unitário para ser usado em testes.
É justamente por isso que o valor do seu projeto não aparece somente lá no final dele, quando já está 100% finalizado. É bem pelo contrário; ele já começa na fase da prototipagem.
Neste post você saberá mais sobre a importância do protótipo para agregar valor ao seu projeto, quais as vantagens e como a impressão 3D pode acelerar o processo. Curioso(a)? Acompanhe! 🙂
A necessidade é a mãe da invenção
Muitos objetos que utilizamos hoje começaram com um simples protótipo, entre eles o celular e a lâmpada. O interessante é que estes surgiram cada um a partir de uma necessidade: comunicar-se e possuir iluminação. Como na época em que foram criados a tecnologia da impressão 3D ainda não havia surgido, outras formas tiveram de ser encontradas.
O primeiro celular foi construído apenas em 90 dias. Lá em 1973, o Motorola DynaTAC saiu do papel com o auxílio de engenheiros que usaram circuitos integrados, incluindo milhares de resistores, capacitores e indutores em um pacote com mais de 3 quilos!
A história da primeira lâmpada resultou em mil maneiras de como não se fazer uma. O motivo? Thomas Edison conduziu muitos experimentos com sua equipe até chegar a um modelo que deu muito certo e revolucionou as vidas das pessoas pelo mundo todo.
Imagina o tanto que eles aprenderam?
Protótipo e a impressão 3D
É já na modelagem em 3D que o processo funciona. Acontece mais ou menos da seguinte maneira: todos os seus rabiscos e anotações do seu futuro projeto são passados para um programa que molda todo o objeto no mundo virtual. Antes de criá-lo, é possível visualizar e acrescentar todos os detalhes. Uma vez que tudo estiver certo, basta enviar todas estas informações para uma impressora que irá imprimir o objeto e torná-lo palpável.
Com a sua ideia tangível, fica muito mais fácil visualizar e aprimorar para atingir o resultado final com os materiais finais. Esta é a fase que é conhecida como validação; nela os profissionais avaliam o que está correto e quais são as falhas encontradas. Uma vez alinhados, basta repassar o projeto para o designer, que irá realizar todos os ajustes necessários para validar o conceito.
Aí, você pode se perguntar: mas quanto tempo tudo isso demora? E quanto custa? Estas questões são uma das diversas vantagens da prototipagem com a impressão 3D. Novos testes podem ser feitos em intervalos de tempo muito menores, dependendo da complexidade do seu produto. E economia de tempo também resulta em economia de dinheiro!
Útil, benéfico e vantajoso
Independentemente da área que a sua ideia pertence, é totalmente possível retirá-la do papel. Profissionais da área da saúde, como médicos, já se beneficiam dos protótipos para tornar procedimentos mais precisos e próximos da realidade.
Quando estas pessoas vão fazer uma operação complexa (como reposicionar um antebraço ou um quadril), é recomendável que usem modelos no formato do osso real do paciente para calcular o ângulo exato dos cortes. É o que diz uma matéria da Revista Galileu.
São muitas ideias!
Felizmente, a impressão 3D vem oferecendo soluções rápidas e acessíveis para quem deseja tangibilizar ideias e criar um protótipo. Qual é a sua?
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