A tecnologia e os produtos feitos com impressão 3D são os mais recentes e um dos desenvolvimentos mais incríveis da produção atual.
As impressoras 3D vêm ganhando popularidade nos últimos anos para tanto para o uso pessoal quanto industrial e recentemente ganharam a atenção como um método eficiente de produção para empresas.
Mas como exatamente esta tecnologia está sendo usada por elas?
Empresas estão usando a impressão 3D em vários estágios do ciclo de produção, desde o design de produto e no estágio inicial de prototipagem, até a produção em massa de produtos. As razões para adotá-la são muitas e incluem mais velocidade, mais criatividade e redução de custos.
Veja 5 exemplos de produtos feitos com impressão 3D que deram certo e saiba o que é cada produto, como a empresa utilizou a tecnologia e quais foram as vantagens.
Acompanhe!
1. Motores a jato da General Electric
Uma das maiores vantagens da impressão 3D é a construção de produtos que seriam impossíveis de construir usando técnicas normais. Por exemplo, a General Electric construiu protótipos de motores a jato, turbinas, bicos de combustível e outros componentes com peças complexas em miniatura.
Esses produtos feitos com impressão 3D foram usados para testar a viabilidade do projeto sem a necessidade de usar uma quantidade significativa de recursos no processo. Com a fabricação digital, a General Electric reduziu drasticamente a quantidade de tempo e recursos necessários para criar seus produtos altamente avançados.
2. Replicador de joias da American Pearl
O Jewelry Replicator é um serviço da empresa American Pearl que trabalha especificamente com as capacidades da impressão 3D. A ideia por trás da empresa é a impressão em 3D de joias para clientes que tem uma ideia, mas não têm dinheiro para financiá-la de forma tradicional, para criar joias perdidas ou que não existem mais.
Ao imprimir esses itens em 3D, a empresa coloca o controle criativo nas mãos do cliente. Em uma indústria onde a criatividade é altamente restrita por uma série de recursos para materiais preciosos, tempo e energia de artesãos altamente qualificados, a impressão 3D preenche um nicho muito importante.
3. Nike Vapor HyperAgility Cleat
Ao jogar futebol, a aceleração lateral é extremamente importante para os jogadores, a fim de reagir às mudanças no campo e mudar a direção de seu movimento a qualquer momento. Da mesma forma que um carro de corrida precisa ter freios sensíveis, o calçado de um jogador de futebol precisa ter tração suficiente para impedi-lo.
Usando a impressão 3D, a Nike conseguiu prototipar e alterar o design do Nike Vapor HyperAgility Cleat mais vezes do que se tivessem usado modelos tradicionais de produção de protótipos para otimizar o calçado.
A fim de criar um grampo que minimizasse o deslizamento no gramado durante o corte, a impressão 3D novamente nos permitiu testar, iterar e criar formas não possíveis com os processos de fabricação tradicionais, o que, por sua vez, nos permitiu empurrar os limites da inovação mais rapidamente.
Shane Kohatsu, diretor de inovação em calçados da Nike
Isso significa que eles conseguiram produzir um sapato muito melhor e mais rápido. O design incrível foi apenas uma consequência!
4. Ponte de 2000 toneladas por engenheiros de YLE
Várias iterações de protótipos são um diferencial dos produtos feitos com impressão 3D. Um grande exemplo de como isso pode ser útil para inúmeras aplicações no mundo real é a história de uma ponte construída em Gdansk, na Polônia.
Uma empresa de engenharia polonesa chamada YLE Engineers usou uma impressora 3D multiferramenta de tamanho de área de trabalho para criar as muitas variações da ponte e testar sua durabilidade. O projeto que foi implementado com sucesso. A estrutura final mede 125 metros de comprimento, 21 metros de altura e 2000 toneladas de peso. A ponte foi construída sobre uma estrada de ferro de pista dupla e possui um canal de navegação por baixo.
5. Prototipagem de equipamentos de construção Volvo
A Volvo utilizou a impressão 3D para reformular completamente o design de seus equipamentos de construção e motores com protótipos e produtos feitos com impressão 3D.
Para se ter uma ideia, a estimativa original da Volvo para o projeto de ferramentas para a criação de caminhões articulados girava em torno de US $ 9.090. Depois de reconsiderar suas opções e estimar projeções usando a tecnologia de impressão 3D, o custo caiu para US $ 909. Em termos de tempo, eles reduziram o tempo de prototipagem de 20 semanas para 2 semanas. Esse tipo de economia de recursos significa que reequipar os motores de grande porte e produzir novos modelos de seus produtos não é apenas mais econômico, mas muito mais rápido.
O futuro dos produtos feitos com impressão 3D
As possibilidades de impressão 3D estão aumentando diariamente e parecem continuar a crescer à medida que a tecnologia continua a se desenvolver. Como uma ferramenta para fabricação e produção digital, ela está se tornando cada vez mais útil em todos os estágios de desenvolvimento, desde a capacidade aumentada em projetos de protótipos, até a rápida fabricação de peças que estão prontas para escalar.
Ainda mais possibilidades, como o corte e a gravação a laser, estão disponíveis e, com elas há uma maior eficiência à medida que o processo de design é simplificado por meio de uma tecnologia nova e em constante desenvolvimento.
As empresas desse artigo ganharam com todos os seus produtos feitos com impressão 3D. A Nike foi capaz de prototipar seu calçado de forma mais eficaz, porque eles poderiam criar e testar rapidamente, levando a um resultado mais otimizado. A GE foi capacitada para testar protótipos que, de outra forma, seriam muito caros e demorados, acelerando assim o seu cronograma de criação de produtos.
Os engenheiros da YLE aperfeiçoaram seu modelo de ponte e foram capazes de resolver possíveis problemas em pequena escala antes da construção. A impressão 3D abriu um nicho totalmente novo para o American Jewelry Replicator, diferenciando-o da concorrência. Por fim, a Volvo também reduziu significativamente seus custos e prazos para prototipagem.
Com essas vantagens significativas, vale a pena considerar os produtos feitos com impressão 3D para ajudar a sua empresa, não acha? 🙂
.
Traduzido e adaptado daqui.