Por todo canto há estatísticas de impressão 3D e previsões para o crescimento em potencial dessa indústria. Desde unidades vendidas de impressoras até o faturamento total, existem ótimas notícias para os próximos anos.
Uma das principais razões deste crescimento se dá pela indústria de produção que vem adotando rapidamente a impressão em 3D como uma alternativa viável aos métodos tradicionais de fabricação.
Confira as 7 estatísticas de impressão 3D que você precisa saber:
1. 90% das empresas consideram a impressão 3D uma vantagem competitiva em suas estratégias
72% delas preveem que seus gastos com este tipo de fabricação irá aumentar neste ano. Este e outros fatores acabam por aumentar a média dos seus orçamentos destinados à impressão 3D, enquanto o mercado demonstra sinais de amadurecimento. Ainda, 47% observou um ótimo retorno sobre investimento (ROI) na tecnologia no último ano.
E os dados não param por aí: os usuários de impressão 3D que visualizam a tecnologia como uma vantagem competitiva nas estratégias de sua empresa, também são mais propensos a alcançar um ROI positivo. Além disso, 81% das empresas acreditam que seus concorrentes também usam a impressão em 3D.
2. A tecnologia FDM é a mais utilizada
Lembra de quando explicamos os principais termos sobre impressão 3D? O FDM, sigla para Fused Deposition Modeling, ou “Modelagem de Deposição Fusionada” é uma das tecnologias mais utilizadas dentro da impressão 3D. A tecnologia aumentou sua participação de 61% para 66% em 2017.
Ainda, o FDM é a tecnologia mais utilizada (36%), e logo atrás está o SLS (Sinterização Seletiva de Laser) com 33% e a SLA (Estereolitografia), com 25% de utilização. A distribuição progressiva da adoção da tecnologia de impressão 3D reflete a continuidade e o crescimento do mercado.
3. 28% da utilização da tecnologia 3D é destinada à prototipagem
Nós já falamos da importância que a impressão 3D tem para o desenvolvimento de novos produtos – redução de tempo e consequentemente, custos. A tecnologia de impressão em 3D é usada principalmente para acelerar o desenvolvimento de produtos (28%), oferecer produtos personalizados (16%) e aumentar a flexibilidade de produção (13%).
As estatísticas de impressão 3D para os usos adicionais incluem a co-criação com clientes (9%), reduzindo o investimento em ferramentas (9%), otimizando as despesas de produtos de demonstração (6%) e melhorando o gerenciamento de peças sobressalentes (4%). O gráfico a seguir compara as principais prioridades para a impressão em 3D em 2017 contra a previsão do estudo em 2022.
4. O material PLA é o mais utilizado
Com a tecnologia de FDM mais popular, que marca 66% de utilização na indústria, logo o PLA também é o material mais comum. O PLA continua crescendo em 2% a 34% de participação no mercado. Sigla para “Polylactic Acid” ou Ácido Poliático, o PLA é um dos materiais mais comuns utilizados na impressão 3D. Ele é biodegradável, pois é feito a partir de amido de milho ou outros alimentos.
5. Estatísticas de impressão 3D: 71% das empresas a utilizam
As projeções para a impressão em 3D continuam aumentando. Um estudo comprovou que 71% usam impressão em 3D em alguma área. Também foi descoberto que 20% dos fabricantes estão usando a impressão 3D para produzir peças finais, ante 10% do ano anterior.
A prova de conceito e a prototipagem dominam as aplicações de impressão em 3D hoje. 57% de todos os trabalhos de impressão em 3D são realizados nas primeiras fases do desenvolvimento de novos produtos. Isso demonstra a forte contribuição da impressão 3D para reduzir o tempo de colocação de novos produtos no mercado.
6. 15 vezes mais unidades de impressoras devem ser vendidas até 2020
O presente já pertence à impressão 3D. Imagina no futuro? De 2015 para 2016, as vendas das unidades de impressora 3D saltaram 108%! A tendência é só aumentar. Com tantos modelos novos e ultra tecnológicos saindo, as expectativas são grandes. Tanto que em 2020, mais de 6,7 milhões de unidades de impressão 3D deverão ser vendidas no mundo todo.
7. 60% dos fabricantes utiliza a tecnologia para fabricar peças funcionais
Os fabricantes que usam a impressão em 3D irão utilizá-la para diferentes projetos – de uma simples experimentação e prototipagem até a impressão de peças funcionais. Atualmente, o principal uso dos fabricantes com a impressão 3D é destinado à prototipagem com 77% das empresas, mas também para a impressão de peças funcionais, com 60%.
Nem precisa dizer que isso é muito mais útil, econômico e inteligente, não é mesmo?
A impressão em 3D não é tão simples quanto parece, pois envolve todo o design em 3D, processamento e pós-produção e ainda o conhecimento geral da tecnologia de softwares e equipamentos para que tudo funcione da melhor maneira.
Gostou das estatísticas de impressão 3D? Quer saber mais?
Continue acompanhando nossos conteúdos por aqui!
A Produteca também está no Facebook e no Instagram. Siga a gente por lá! ?