Se impressoras 3D já são algo incrível, os scanners são ainda mais. Vale dizer que também ambos trabalham juntos para transformar informações digitais em algo totalmente tangível e real.
Você já pensou em ter uma réplica de si mesmo em miniatura? Isso já é possível. Escanear pessoas e objetos parece algo totalmente futurístico, certo? Errado!
A tecnologia de escaneamento em 3D já se tornou assunto do presente e nós vamos te mostrar como isso funciona. Preparado(a)?
O que é o escaneamento 3D
Escaneamento 3D é o nome da técnica que faz uma análise de um objeto real e o transforma em uma versão digital. E o aparelho que faz a mágica acontecer é o scanner 3D.
Como o próprio nome sugere, são dispositivos que realizam uma medição tridimensional de algo real, que pode ser analisado ou remodelado digitalmente. Incrível!
Muito além do design de produto e da criação de noivinhos para bolos de casamento, esta é uma utilidade que vale para muitas áreas. Diagnósticos médicos, arqueologia e prospecção de solo já se beneficiam do escaneamento 3D.
Como é feito o escaneamento 3D
Existem diversas formas de escanear um objeto. Dependendo do seu objetivo, uma tecnologia pode ser mais adequada do que outra. As mais comuns são as tecnologias de escaneamento 3D por fotogrametria e a laser.
Ainda, scanners 3D podem ser utilizados para obter medidas completas ou parciais de qualquer coisa. Grande parte deles gera pontos de alta densidade quando comparados à aparelhos tradicionais, que realizam medidas “ponto por ponto”.
Fotogrametria
Esta é maneira mais fácil para quem está começando no mundo do escaneamento 3D. O método consiste em tirar fotos 2D em volta de um objeto de diferentes ângulos e depois unindo-as em uma única imagem tridimensional (3D).
A última parte é realizada por meio de um software. Basicamente, você só precisa de uma câmera e de um programa, como o Recap 360, por exemplo. A técnica de fotogrametria é realizada a partir de um equipamento sem contato.
Baseado em luz
Escaneamentos 3D que dependem de alguma radiação são conhecidos como “light-based”, ou baseados em luz. Duas das tecnologias mais comuns são a luz estruturada e o laser.
Scanners que utilizam a técnica de luz estruturada enviam padrões de luz para o objeto que será capturado. Com base nas deformações desse padrão, o aparelho determina a forma do modelo e cria uma espécie de réplica digital.
Quer ver como funciona? Assista ao nosso vídeo:
Já o escaneamento a laser é voltado a um método um pouco diferente. Ele mede o ângulo dos lasers refletidos, que são traduzidos em coordenadas de um objeto e depois, em uma réplica digital.
Aplicações do escaneamento 3D
É possível se beneficiar da tecnologia de diversas maneiras em diferentes áreas. Engenharia, design industrial e produção, medicina, ciência e educação, arte e design são algumas das aplicações do escaneamento em 3D:
- Customização;
- Controle de qualidade;
- Prototipagem;
- Próteses;
- Aparelhos;
- Pesquisas;
- Treinamentos;
- Arquitetura;
- Moda.
A imaginação é o limite quando o escaneamento e a impressão 3D se unem para resolver problemas e trazer alternativas criativas. A tecnologia abre um mundo de possibilidade tangíveis. Qual projeto você faria se pudesse escolher qualquer um? Conte pra gente!