Conforme a tecnologia evolui, surgem formas melhores e mais eficazes de realizar as tarefas do dia a dia. Um reflexo nítido disso é o uso da impressão 3D na construção civil.
A principal característica da Indústria 4.0 é a possibilidade de usar softwares e hardwares inteligentes com o intuito de trazer mais precisão e eficácia para os processos. Então, quando se trata da construção civil, fica claro o quanto ela pode se beneficiar dessa tendência.
Ao empregar a impressão 3D na construção civil, é possível utilizar matéria-prima de maneira mais estratégica, minimizar a necessidade de mão de obra e contar com resultados altamente precisos em cada etapa do processo.
Quer saber mais? Então, confira a seguir quais são os principais usos da impressão 3D na construção civil:
Impressão de maquetes
A maquete é um recurso indispensável para a construção civil, já que ajuda a planejar cada aspecto do canteiro de obras e a organizar os seus processos. Esse recurso pode ficar ainda mais eficaz com a ajuda da impressão 3D, que consegue empregar o uso adequado de material nas proporções e dimensões corretas.
Além de significar um resultado de maior qualidade, a impressão 3D de maquetes também representará uma redução de custos e no tempo de produção para a construtora.
Para auxiliar nisto, a Produteca preparou um conteúdo sobre como preparar seu arquivo de maquete 3D para impressão.
Concrete printing
Um dos diferenciais da impressão 3D como tecnologia é a possibilidade de usar diferentes tipos de materiais como base para as suas produções. Então, ao combinar impressão 3D na construção civil, também é possível contar com argamassa e cimento como matéria-prima.
Dessa forma, é possível imprimir diferentes partes de uma construção contando com os benefícios dessa tecnologia, como é o caso da alta precisão. A ideia partiu de um estudo desenvolvido pela Universidade de Loughborough.
Contour crafting
O contour crafting, ou construção por contornos, é um método de construção civil que permite automatizar o canteiro de obras. Ele consiste em integrar a tecnologia da impressão 3D com sistemas mecânicos para montar elementos pré-fabricados em diferentes tipos de edifícios.
Essa tecnologia é uma das tendências do uso de impressão 3D na construção civil. A ideia vem do pesquisador Behrokh Khoshnevis, da Universidade do Sul da Califórnia. Além da alta precisão, esse método também tem o benefício de dispensar o trabalho braçal na construção.
D-Shape
O D-Shape é um processo de impressão 3D na construção civil que utiliza como matéria-prima o pó seletivamente endurecido a partir de decomposição em combinação com um material ligante. O resultado consiste em camadas de areia com a espessura desejada.
Isso permite construções de formas mais semelhantes a pedras e demais elementos naturais. Como recurso para a construção civil, possibilita aproveitar seus materiais de forma inteligente e produtiva.
Tendo em vista todas essas tendências relacionadas ao uso da impressão 3D na construção civil, fica claro o quanto essa tecnologia já está transformando o segmento. Então, aproveite para se aprofundar no assunto e trazer toda essa inovação para o cotidiano da sua empresa.
Que tal continuar aprendendo sobre como esse recurso pode ajudar em mais dos seus processos? Confira aqui no blog como a impressão 3D pode ajudar na melhoria da gestão de EPI.