De acordo com a Smart Tech Publishing, estima-se que o mercado de impressão 3D na área odontológica chegará a valer mais de 3,1 bilhões de dólares até 2020.
A impressão 3D para dentistas é uma tecnologia bastante promissora e já está mudando o mercado odontológico digital. Esta é a prova de que está evoluindo rapidamente e que o uso desta tecnologia de impressão é relevante para o setor.
É possível que profissionais do setor odontológico realizem seus próprios escaneamentos orais e projetos. Em seguida, eles podem imprimir com suas próprias impressoras 3D de mesa ou até mesmo conta com a ajuda de um serviço de impressão 3D.
Impressão 3D para dentistas: uma revolução na odontologia digital
A manufatura aditiva é a solução ideal para obter peças personalizadas para todos os setores. Ela é ainda mais relevante para o setor médico, pois permite realizar próteses e implantes.
No campo da odontologia, algumas soluções precisam ser adaptadas aos pacientes. Normalmente, próteses ou implantes têm que combinar com a morfologia da pessoa. Afinal, todo mundo tem sua própria dentição e as bocas dos pacientes são diferentes.
Agora é possível obter um modelo 3D preciso da dentição do paciente, que levará à restauração dentária em 3D, com soluções totalmente adaptadas a ele.
Para mostrar como a tecnologia está ajudando profissionais, trouxemos dois depoimentos de dentistas que já estão sentindo os efeitos da inclusão da impressão 3D e como isso está mudando os métodos de trabalho do setor de odontologia.
“Economia de material e conforto para o paciente”
Gustavo Ross Kinder
Mestre em Odontologia Clínica, Especialista em Odontologia Estética, Especialista em Saúde Pública
1. Você teve alguma dificuldade em entender ou aplicar a impressão 3D na odontologia? Se sim, qual?
Tudo é uma curva de aprendizagem. No início tive que aprender com outros profissionais que também estavam aprendendo mais sobre a impressão 3D para dentistas.
Tive dificuldades em saber como escanear, como utilizar o fluxo digital na rotina clínica e se esses materiais seriam tão precisos como o método tradicional.
2. Quais foram os maiores benefícios que você observou após implementar a tecnologia 3D no seu trabalho?
Fácil comunicação com o laboratório e planejamento, diminuição do erro da moldagem convencional e vazamento do gesso, economia de material e conforto para o paciente.
Os arquivos podem ser salvos na nuvem, o que diminui a necessidade de armazenar modelos de gesso no consultório.
3. Em termos de inovações relacionadas à tecnologia, como você enxerga a área odontológica no futuro?
A tecnologia veio com tudo; quanto mais recursos tivermos alcance, melhor para realizar o planejamento do paciente. O salto de inovações na odontologia teve um “boom”, tanto relacionado aos materiais de uso clínico quanto aos exames complementares, tomografia, raio-x, escaneamento e outros.
O uso da tecnologia é uma ferramenta fantástica. O profissional que não acompanhar essa evolução estará provavelmente fora do mercado de trabalho; a parte de escaneamento e tecnologias 3D vieram para ficar.
4. Como você conseguiu explicar aos seus pacientes os diferenciais da impressão 3D aplicados à odontologia?
O paciente está acostumado a utilizar muitos recursos digitais pelo celular e computador. Quando demonstramos a evolução da odontologia com toda a inovação da parte digital e impressão 3D na odontologia, eles ficam encantados e surpresos positivamente.
As tradicionais moldagens, que no geral, são desconfortáveis para os pacientes, não são mais necessárias em alguns casos. Isso gera mais previsibilidade e confiança no tratamento pelo paciente.
“Precisão nos trabalhos cirúrgicos”
Alexandre Domingues Teixeira Neto
Mestre em Odontologia Clínica, Especialista em Periodontia e Cirurgia Plástica Periodontal, Especialista em Implantodontia
1. Você teve alguma dificuldade em entender ou aplicar a impressão 3D na odontologia? Se sim, qual?
Não tive muita dificuldade por ter estudado bastante o processo antes de iniciar os trabalhos com impressão 3D. Mas fazendo o processo diversas vezes, aprendi muito sobre impressão 3D e acredito que os materiais ainda estão evoluindo bastante e há muito para ser descoberto.
2. Quais foram os maiores benefícios que você observou após implementar a tecnologia 3D no seu trabalho?
Precisão nos trabalhos cirúrgicos, não só pelo fato de ter guias impressas de orientação durante o procedimento, mas também grande entendimento dos casos pelos processos de planejamento 3D.
3. Em termos de inovações relacionadas à tecnologia, como você enxerga a área odontológica no futuro?
Há um ano atrás dizíamos que a “odontologia digital”, com seus processos, eram o futuro da odontologia. Hoje acredito que não há como voltar atrás, já é uma realidade e este é o novo padrão estabelecido. Não tem como ficar de fora.
4. Como você conseguiu explicar aos seus pacientes os diferenciais da impressão 3D aplicados à odontologia?
Mostrando a eles planejamento e resultados, que não só agregam valor, mas facilitam o entendimento do paciente e geram segurança para o paciente confiar no seu trabalho.
Pode-se dizer que a impressão 3D para dentistas é a chave da odontologia moderna, pois é realmente útil para laboratórios dentários. A odontologia digital é bastante difundida na indústria por vários motivos. Como você viu acima, é uma maneira fácil de obter itens personalizados. Além disso, é um método que economiza tempo e dinheiro.
Saiba mais sobre as vantagens de incluir a tecnologia na área odontológica!