Manter profissionais de alta performance não é simples. Principalmente, quando consideramos cenários de competitividade alta. O engajamento da equipe ainda é um desafio.
Temos problemas para trazer pessoas qualificadas — graças à crise brasileira de capital humano — e vivemos em uma sociedade na qual demandas de ansiedade e imediatismo ocupam um bom espaço.
O nível de pessoas motivadas nas suas atividades é baixo, o que torna o cenário das empresas mais exigente para os líderes. A média de produtividade do Brasil é baixa, o que significa que ainda há margem para muita melhoria no mercado.
O fato de uma empresa ser pequena não faz com que o engajamento da equipe seja uma tarefa menos desafiadora. Manter pessoas motivadas requer dedicação.
Você vai descobrir como fazer isso a seguir.
Como engajar a equipe?
O primeiro passo para engajar a equipe é alinhar a liderança. A cultura da empresa precisa privilegiar a unidade em termos de importância e propósitos da marca. Repare nas razões pelas quais a equipe está pouco engajada.
Uma cultura empresarial fraca, que dissemina pouco a missão, visão, valores, propósitos e resoluções da empresa prejudica o engajamento da equipe.
Outros pontos incluem:
- qualidade da liderança;
- maus canais de comunicação;
- pouca oportunidade para se desenvolver e crescer profissionalmente;
- falta de compatibilidade entre os objetivos das pessoas e o da empresa.
A falta de engajamento da equipe leva a consequências ruins, como:
- perda de oportunidades;
- desempenho aquém das metas;
- turnover alto;
- atendimento ruim;
- rentabilidade baixa.
Dicas para manter o engajamento alto
O engajamento da equipe ajuda a entender a natureza e a relação da marca com os profissionais. Pessoas motivadas ficam absorvidas e entusiasmadas com o trabalho, tomando medidas boas para promover a marca e seus interesses.
Por outro lado, pessoas sem engajamento fazem o mínimo necessário para o trabalho. Há também casos extremos, em que as pessoas estão tão desengajadas que prejudicam ativamente a produção do trabalho e a reputação da marca.
Por isso, faz sentido esperar que empresas com equipes engajadas tenham um desempenho melhor do que aquelas com pessoas desengajadas.
O engajamento da equipe surgiu como uma ideia importante na teoria da gestão nos anos 1990, difundindo-se nos anos seguintes.
Veja alguns pontos para prestar atenção a seguir.
Comunicação específica
Esse é um bom ponto para começar. Para aumentar o engajamento da equipe, as pessoas precisam saber o que você quer dizer quando diz “vocês precisam se engajar mais”.
Ao dizer “vocês precisam se engajar mais”, talvez você esteja usando a si próprio como referência. Isso é um problema, porque as pessoas são diferentes.
Por isso, vale especificar. Em vez de focar no engajamento, diga o que espera que uma pessoa engajada faria.
Se é um time de vendas, pode dizer algo como “gostaria que vocês oferecessem a todos os clientes um produto extra”.
A partir daí, você terá uma meta para conferir o engajamento.
Preparo
Muita gente acredita que o engajamento é meramente fruto de atitude. Só que isso não é necessariamente verdade.
Voltamos ao exemplo da equipe de vendas. Se você quer vendedores que ofereçam um produto extra, pergunte a sua equipe qual produto adicional complementaria a venda.
Boa parte da equipe não saberá responder a pergunta. Outros, talvez saibam, mas não terão certeza.
A dica é preparar as pessoas para que entreguem o resultado extra que busca. Se quer uma equipe que passe mais tempo solucionando algum problema, especifique isso e prepare as pessoas.
Recompensas
Faça as contas com a equipe. Mostre o quanto os profissionais ganharão pelo engajamento extra e o quanto perderão caso não o ofereçam.
Quando mostramos as consequências das ações das pessoas, isso gera incômodo — o que também leva ao engajamento.
Aqui, campanhas de incentivo podem ser úteis.
Ambiente favorável
Mesmo se comunicando bem, preparando a equipe e oferecendo recompensas, a tendência é que, com o tempo, a tarefa seja esquecida.
Então, vale:
- fazer cartazes;
- fazer uma reunião diária sobre engajamento;
- colar algo no mural;
- lembrar após o almoço;
- dar feedback.
O hábito tem um poder grande. Lembre-se da Rede Globo quando ela quer que seu público assista a Copa do Mundo ou as Olimpíadas.
A emissora fala disso à exaustão, de manhã, de tarde e de noite. Incita todo mundo a falar do assunto. O segredo aqui é a repetição. Faça também sua marca falar de engajamento de forma habitual.
Foque em:
- direcionar;
- ensinar;
- significar;
- intensificar;
- persuadir.
Fatores de engajamento (ou desengajamento)
Falta de engajamento da equipe é uma reclamação frequente e um desafio grande na gestão. O sucesso passa por melhorar o nível de envolvimento das pessoas com o trabalho.
Vale prestar atenção em alguns pontos, como os que citamos a seguir.
Remuneração
O dinheiro é um dos principais motivadores de uma empresa. Bons profissionais precisam ganhar bem.
Você pode explorar também a remuneração variável e as premiações.
Mentoria
Falta de feedback é uma reclamação comum entre funcionários. Direcionar importa.
Desafios
As pessoas precisam se sentir desafiadas positivamente. Uma boa forma de fazer isso é com metas, minimetas e supermetas.
Não foque só em metas de resultado, mas também nas atividades que levam a elas.
Crescimento
O crescimento passa por:
- plano de carreira, em evoluções de júnior, pleno e sênior;
- resultados financeiros, como aumento de salários;
- capacitação, com treinamentos empresariais.
O importante aqui é fazer a pessoa sentir que está progredindo em relação ao dia anterior.
Envolvimento
Quando os profissionais recebem as metas prontas e não participam de sua construção, sentem-se menos engajados.
O mesmo acontece quando a gestão faz um plano de ação para que a equipe bata as metas sem sequer consultá-la.
Uma boa liderança envolve a equipe em decisões importantes, ouvindo e valorizando sua opinião.
Reconhecimento
Profissionais que só são chamados quando não batem a meta ou fazem algo de errado também se sentem desengajados. Comemore as vitórias.
Reconheça os bons resultados e, principalmente, os comportamentos que levaram a ele.
Empoderamento
Ninguém fica feliz ao se sentir diminuído. Quando você empodera sua equipe e trata as pessoas como adultas, aumenta a confiança das pessoas na liderança, melhora o engajamento e estimula o crescimento das pessoas.
Ponha limites, faça cobranças, mas lembre que só uma equipe empoderada é capaz de dar poder ao líder.
Missão
Não seja só um líder transacional, que usa o dinheiro como único motivador. Pessoas que acreditam das soluções da empresa e entendem a missão que cumprem são mais engajadas.
Valores
Defina o que você acredita. Determine os valores que usa para nortear aquilo que decide. Isso cria um ambiente no qual todas as pessoas entendem a lógica, o “norte” e como tudo deve ser feito.
O valor é o “reason why”, a razão pela qual você faz o que faz.
Confiança
A confiança é uma vantagem competitiva. Uma equipe precisa confiar no líder, e vice-versa. Sem isso, não dá para exigir que os clientes confiem nas pessoas ou na marca.
Tudo começa e se baseia na confiança. Sem ela, nada se sustenta,
O papel do alinhamento de equipe
Pessoas são plurais. Elas agem, pensam e se comportam de forma diferente. Por isso, quando trazemos alguém para a empresa, precisamos garantir que estamos na mesma página e em convergência com a cultura da marca.
Um fator importante é o alinhamento das pessoas com o propósito de dividir valores na marca. É o que compõe uma cultura forte, um pilar fundamental para o sucesso da empresa.
Isso acontece porque ela não só garante que as pessoas estejam alinhadas com os modelos de atuação da empresa, como também é uma bússola para os novos profissionais que chegam.
É algo que traz integração e faz a empresa durar. O primeiro passo aqui é ter iniciativas de “endomarketing”, o marketing que divulga o ambiente de trabalho da empresa.
Isso ajuda a compreender o propósito e os valores da empresa. Quando as pessoas da equipe abraçam esses dois conceitos, comportam-se com engajamento.
Outra ação é a pesquisa de clima. Aqui, você pode conferir se a cultura chega a prática, criando uma rotina de valorização. Se o alinhamento da marca em termos de propósito e valores acontecer, nasce uma identidade coletiva forte.
Os profissionais passam a se unir em torno de uma visão em comum, compartilhando metas e acreditando no impacto do que podem gerar.
Esse senso de pertencimento fortalece os laços entre as pessoas da equipe, incentiva a colaboração e aumenta a motivação.
Esse é um fator de atração e retenção para os melhores e mais engajados talentos.
Como a gamificação pode ajudar?
A gamificação tem crescido no mercado de trabalho. É uma forma de trabalhar o incentivo e o ânimo das pessoas, uma estratégia que passa por transformar uma tarefa em uma dinâmica de jogo, com recompensas, desafios e pontuações.
Também é uma forma de copiar as dinâmicas dos jogos de videogame, adaptando-as à vida real. É o caso da gamificação com troféus personalizados.
Esse trabalho tem foco em melhorar o engajamento ou mudar o comportamento em relação a alguma atividade, melhorando a produtividade.
A ideia funciona porque os jogos são mais difundidos do que a maior parte das pessoas pensa. Os millennials, a geração dos nativos digitais, são mais da metade dos profissionais, enquanto a maior parte das pessoas do país tem o hábito de jogar.
Ideias para manter a equipe motivada
Manter as pessoas motivadas requer dedicação. É algo que depende de energia por parte dos líderes, que precisam conhecer cada pessoa e usar estratégias de acordo com essa percepção.
A motivação é o vínculo que as pessoas têm com a empresa. Qual elas se sentem motivadas, o negócio se atrela à sua vida, oferecendo vantagens como:
- reconhecimento;
- segurança;
- satisfação;
- boa remuneração;
- bom tratamento.
O profissional encontra o bem-estar físico e mental na marca e nas interações com os colegas. Isso reduz a rotatividade, melhora a qualidade do atendimento aos clientes e ajuda a cumprir as resoluções da marca.
Aqui, vale investir em ideias como as que citamos a seguir.
Reforce o que a marca fez pelos funcionários
Uma mudança boa pode passar despercebida se ninguém falar dela. Lembre do que a empresa tem feito para melhorar a satisfação dos profissionais e o engajamento da equipe.
Comunique, de vez em quando, as mudanças que estão acontecendo e até as que já foram feitas. Garanta que elas não cairão no esquecimento.
Você pode usar a comunicação interna ou espalhar a mensagem de forma informal, perguntando às pessoas no dia a dia o que estão achando das mudanças.
Pague o que é justo
Ninguém trabalha só por propósito. Ser bem pago é um fator de sobrevivência e qualidade de vida essencial.
Por isso, é também um fator-chave para que os funcionários se sintam satisfeitos e colabora na sua permanência no emprego.
Atente-se ao mercado e aos concorrentes. Muitas marcas perdem bons talentos porque pagam mal.
Seja cuidadoso nos feedbacks
Não exponha as pessoas na frente dos outros. Se você precisa conversar com uma pessoa sobre algo a melhorar, jamais faça isso gritando e expondo a pessoa na frente dos funcionários.
De forma discreta, chame a pessoa para um feedback particular. Seja respeitoso e atenha-se aos fatos. Não explore defeitos pessoais ou que não estejam ligados ao trabalho.
Feedbacks não devem necessariamente ser negativos. De vez em quando, elogie o profissional pelas conquistas e tarefas bem executadas. Lembre-se de que, como um gestor, você precisa ter expectativas realistas sobre os profissionais.
Isso quer dizer que, quando há acúmulo de funções, não faz sentido cobrar um desempenho extraordinário em todas as tarefas.
Algumas pessoas se dão melhor do que outras, a depender do perfil. Repare isso no dia a dia.
Acredite no seu negócio
O exemplo do líder contagia o clima do time. Se você for apático e não acreditar na sua empresa, os funcionários reproduzirão esse comportamento, o que será um desastre para a marca.
Demonstre energia e confiança, ainda que em tempos difíceis. Aja para que sua empresa se adapte e prospere, inspirando o time a agir dessa forma também.
Seja claro nos objetivos
Sua equipe só saberá o que você quer dela se você se comunicar objetivamente, seja em reuniões, treinamentos ou ciclos de feedbacks.
Explique quais são as metas e como quer que os funcionários ajam. Deixe bem claros os porquês.
Usando campanhas de incentivo e troféus corporativos para recuperar a motivação dos funcionários
Um grupo pequeno de pessoas se sente envolvido com o trabalho que faz. Marcas de segmentos diferentes sentem os efeitos disso, o que leva a várias delas buscar soluções para as metas de engajamento.
Uma das mais importantes é o marketing de incentivo. Nela, o trabalho foca em manter uma boa experiência do público interno da marca durante toda a jornada profissional.
A ideia é não só manter os talentos por mais tempo, mas constituir parte da lógica de crescimento do negócio. Afinal, as pessoas são o coração da marca.
Uma campanha feita para incentivar as pessoas a perseguir resultados melhores vai além de criar um ambiente de trabalho informal, com treinamentos e pesquisas de satisfação.
É um processo que precisa alinhar a jornada das pessoas à cultura da marca, implementando modelos de atividades que aproximem os vários lados dessa moeda.
Desde o início da história da marca, o profissional precisa se envolver profundamente com ela. Isso só acontece se os líderes ajudarem as pessoas a se sentirem acolhidas, valorizadas, pertencentes e motivadas, com uma gestão de pessoas que explore a boa comunicação entre os funcionários.
O marketing de incentivo
O marketing de incentivo tem sido indispensável nas empresas jovens. A maior parrte das crianças que estão no primário hoje pode trabalhar em empregos que ainda nem existem — o que faz com que a empresa e seus integrantes caminhem lado a lado em uma troca legítima de experiências.
A área de tecnologia é uma das que mais se encaixa hoje, com as funções se atualizando nos últimos anos. No ramo tech, iniciantes e especialistas experientes escolhem as marcas que querem trabalhar graças à demanda por pessoas qualificadas.
Se não há identificação com a empresa, as chances das pessoas verem oportunidades melhores na concorrência é gigantesca.
Aqui, as soluções de incentivo fazem diferença. É com elas que podemos reter talentos, formar profissionais satisfeitos e aumentar sua percepção em relação à marca.
Uma pessoa reconhecida com prêmios, por exemplo, saberá que essa capacidade está sento observada e valorizada no ambiente, desenvolvendo mais motivação para que seja produtivo e ganhe ainda mais reconhecimento.
Aqui, o céu é o limite. Qualquer empresa que invista em pessoas, seja uma PME ou uma gigantesca multinacional, já está à frente do mercado graças ao time talentoso que tem.
Precisamos entender que a preferência pela marca requer uma ação relevante e capaz de fazer com que as pessoas enxerguem claramente as vantagens de priorizar sua empresa.
Isso só acontece quando ela cria uma conexão emocional com as pessoas, indo além das simples características técnicas daquilo que você oferece.
O papel dos troféus personalizados
Os troféus personalizados são uma peça exclusiva, feita sob medida para sua empresa. Você pode usá-lo para premiar um profissional excepcional ou homenagear um time campeão.
Nos troféus, você pode gravar o seu logotipo ou uma mensagem, recompensando as pessoas pelo trabalho bem-feito.
Uma boa fábrica de troféus personalizados oferece inúmeras opções de formatos, designs e tamanhos. Os designers responsáveis pela produção podem deixar a imaginação fluir para criar uma peça boa o suficiente para refletir o valor e a importância do evento.
Isso vai muito além dos troféus genéricos — que têm baixo valor agregado, por serem feitos sem um processo criativo competente.
Reconhecer as conquistas das pessoas importa. Os troféus personalizados representam um papel significativo, servindo como lembranças tangíveis e poderosas de uma conquista.
Isso não só traz um impacto moral nos profissionais, mas também reforça a cultura da empresa, ajudando a criar um ambiente positivo e produtivo.
Os troféus da Produteca
Aqui na Produteca, os troféus refletem a identidade corporativa. São embaixadores dos valores e da cultura da marca.
A personalização nasce já na escolha dos materiais. Cada substância carrega mensagens e estéticas diferentes. Aqui, o material conversa com o design para criar um resultado visualmente impressionante.
É o caso de:
- acrílico, versátil e adaptável aos designs contemporâneos;
- madeira, um material tradicional para peças com traços clássicos e elegantes;
- plásticos especiais, úteis para criar troféus singulares e criativos.
A Produteca também entende a importância de criar um orçamento realista, com soluções para diferentes faixas de preço. Essa flexibilidade é útil para que cada marca encontre a opção perfeita, que atenda às necessidades sem por em risco a qualidade.
Entre as razões para premiar um funcionário, há:
- desempenho excepcional;
- inovação;
- liderança.
Na Produteca, os troféus transcendem a produção de simples itens comemorativos: é uma arte, feita para criar experiências memoráveis. Cada projeto tem um cuidado meticuloso na elaboração.
Veja alguns exemplos de como a Produteca está criando uma nova era de troféus personalizados:
Troféu IAF Boticário
Criado para celebrar realizações especiais na empresa de cosméticos e perfumes O Boticário. Ele une elegância e modernidade. Sua produção incluiu impressão 3D , madeira e trafolite, materiais que simbolizam o compromisso ambiental da marca.
Troféu “melhores do ano” Coaktion
O hub de empresas de consultoria Coaktion também tem seu troféu exclusivo. Ele tem um design sofisticado e bem acabado graças à tecnologia de impressão 3D modular. Sua base de madeira traz um toque clássico e elegante.
Troféu para sucessores de franquias O Boticário
Esse troféu foi feito para a marca O Boticário pensando em homenagear os sucessores de franquia. Seu design reproduz as lojas antigas da marca, uma lembrança valiosa de sua história. Ele tem madeira maciça, acrílico e impressão 3D.
Troféu “#EusouArauco”
O troféu personalizado da companhia florestal Arauco é feito em várias cores — cada uma representando o tempo dos funcionários trabalhado na empresa. O troféu foi feito com impressão 3D e madeira maciça.
Troféu Edenred
A marca de serviços de pagamento Edenred encomendou um troféu que celebra a evolução da marca como líder internacional do setor. O design explorou a impressão 3D e UV sobre acrílico, refletindo a modernidade tecnológica da marca.
O engajamento da equipe é uma chave da produtividade e da prosperidade das empresas. Marcas com boas lideranças, remuneração justa e campanhas de incentivo tem talentos mais satisfeitos e que contribuem para a empresa prosperar.
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Até a próxima!
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