O design de produto explora a interação com o usuário, a prototipagem, a observação e a pesquisa. Mas no caso do design de produtos industriais, também existe uma preocupação com uma visão mais ampla sobre o funcionamento e a fabricação.
Nesse caso, o designer também tem noções de CAD e dos processos de fabricação, indo desde as renderizações conceituais até a produção. Assim, explora as ideias do design de produto com foco na produção em massa.
O design de produtos industriais se preocupa em criar soluções e levar elas para a fabricação e o usuário final, passando por todo o ciclo de vida do produto. Confira nos próximos tópicos como a ideia funciona.
O que é o design de produtos industriais?
O design é uma área associada à produção criativa e traz inúmeras aplicações. Por exemplo, webdesign, design de interiores e design gráfico. O design de produtos industriais é o ramo que envolve o desenvolvimento de produtos físicos pensados para produção em massa.
Assim, passa pela definição da forma e das características antes da fabricação. Geralmente, envolve uma mistura de decisões calculadas e criatividade intuitiva. Aqui, não é só a parte estética que conta, mas a ergonomia, função, forma, marketing e vários outros traços.
O design de produtos industriais aparece em vários campos, como produção, segurança do trabalho, construção civil e por aí vai. Embora os produtos fabricados sejam frutos do design, seu processo pode variar.
Por que o design de produtos industriais é importante?
O design de produtos industriais foca em transformar tecnologia e matérias em itens funcionais e práticos. O processo está por trás de boa parte dos produtos que você usa: eletrodomésticos, automóveis, utensílios e por aí vai.
Mas um dilema comum pelo qual os projetos de design passam é a elaboração de uma peça que foque na funcionalidade ou criatividade. A primeira resolve eficientemente o problema do público, enquanto a segunda atrai atenção graças ao interesse pela novidade.
O design de produtos industriais pode explorar desejos dos consumidores em um processo de marketing e ainda ajudar nas vendas. O trabalho conceitual passa por estudar a função, a forma e a ligação entre o consumidor, o ambiente e o produto.
Como um novo produto é desenvolvido?
O desenvolvimento de novos produtos inclui a seleção de ideias, as pesquisas, a produção, a aprovação e a divulgação. A escolha das melhores ideias envolve uma análise do perfil e das características da marca.
Para perceber se uma ideia é promissora, vale conhecer o funcionamento do mercado e conferir o comportamento do público. Com a viabilidade analisada, o produto é levado para a fase de produção em um cronograma de ações.
A prototipagem é uma etapa intermediária, em que a produção vai ser testada e as possíveis melhoras para o produto feitas. O design e a tecnologia são úteis nesse processo e dão espaço para a inovação.
O que é um projeto de produto industrial?
O projeto de produto industrial é o design do objeto reprodutível na fabricação. Na Lei da Propriedade Industrial, se define a forma plástica, ou seja, o protótipo. A definição é a de “desenho industrial”.
Desse modo, surgem as especificações pensadas para o valor, a função e a aparência dos produtos. Embora os designers não projetem circuitos elétricos, engrenagens ou motores, podem influenciar nos aspectos técnicos.
O projeto de produto industrial também pode ser registrado. Essa é uma forma de proteger a ideia de possíveis reproduções e garantir sua propriedade intelectual. Assim, envolve um trabalho documental e uma certificação pelo INPI.
Como funciona?
Embora o design envolva criatividade, não ignora processos analíticos. Por isso, vários designers fazem pesquisas de usuário, análises comparativas, modelagem, prototipagem e testes. Os designers se apoiam em CAD e softwares 3D.
Os protótipos e modelos frequentemente são feitos via impressão 3D. O uso de impressoras 3D aprimora a produção, diminui os prazos, facilita o lançamento dos produtos e abre caminho para a customização. Às vezes, o scanning aparece para testar defeitos internos e produzir um modelo computadorizado.
Com o modelo, a produção se torna adaptável para mudar o produto e fazer melhorias. Os traços especificados pelos designers incluem cores, forma, textura e itens ligados ao uso. Mas itens ligados à produção também aparecem, como os materiais e a apresentação.
Como é pensado?
Os designers de produtos industriais trabalham para gerar valor agregado. Isso significa que pontos como a usabilidade, a atratividade e os custos de produção também contam. A ideia se baseia em conceitos técnicos e abrange engenharia, colocação no mercado e fatores psicológicos.
Por exemplo, relação emocional com o produto e desejo. Assim, um bom projeto de produto industrial equilibra a prática de design para corresponder aos produtores e ao mercado. Por isso, precisa levar em conta tanto as necessidades do público, quanto a empresa e seus processos de fabricação.
Na produção de uma embalagem, por exemplo, o designer pensa em como a peça atrai o consumidor e em qual sentimento desperta. Mas o profissional também estuda o processo de produção da embalagem e pensa na sua fabricação.
Como selecionar um profissional?
Na hora de contratar um profissional de Design de Produto, o portfólio surge como um dos principais critérios. Assim, você pode conferir suas soluções para diferentes tipos de público. Mas procure conferir seu atendimento e sua receptividade.
Por fim, vale conferir o que a equipe de design oferece. Algumas marcas trabalham, por exemplo, com serviços de prototipagem, tirando a ideia do papel com a impressão 3D. Outras se especializam em produtos promocionais, troféus e brindes.
O design de produtos industriais é um ramo que explora a funcionalidade e a aparência física, mas com espaço para a capacidade de fabricação. Assim, influencia na experiência geral que o produto oferece para os consumidores finais.
Cada coisa com a qual você interage na sua rotina é fruto de um processo de design. Nesse desenvolvimento, várias decisões da equipe têm foco em melhorar sua vida por meio de um bom design.
As habilidades vão desde o esboço até a renderização e a impressão 3D. A Produteca tem o design de produto no seu DNA e defende que é das ideias que surge o novo. Conheça mais seguindo a Produteca no Instagram!