Motivar e engajar colaboradores se tornou mais um desafio resultante da pandemia da Covid-19. Isso porque, da noite para o dia, fomos obrigados a transformar o jeito como trabalhamos. E essa mudança influenciou a maneira como as pessoas se relacionam com suas carreiras.
Agora, quando a vida começa a voltar aos eixos, é hora de repensar o que mantém as pessoas engajadas em sua profissão. Neste novo normal, o que motiva os colaboradores a acordarem pela manhã e partir para o trabalho?
A resposta vai além da simples necessidade de estabilidade e de remuneração justa. Pode passar por outros valores, como o reconhecimento. Ler seu nome gravado em troféus personalizados em impressão 3D, por exemplo, pode ter um grande impacto.
O tamanho da mudança pela qual passamos nos últimos anos, porém, mostra que é preciso planejar com detalhes as estratégias para motivar colaboradores. Pensando nisso, preparamos este guia para ajudar sua empresa a percorrer este caminho.
Vamos falar sobre o que mantém as pessoas engajadas no seu trabalho e como a empresa deve estimular esta condição. E também o que não se deve fazer para garantir que a sua força de trabalho retornará motivada ao novo normal. Afinal, essa motivação é essencial para garantir a produtividade e competitividade do seu negócio. Confira!
Por que é importante manter os colaboradores motivados
Podemos dizer que a motivação é a força que leva os indivíduos a realizarem uma determinada ação. É o que garante um objetivo, uma justificativa para que se execute uma tarefa. A intensidade dela é o que vai determinar quanto será o engajamento aplicado à atividade.
O resultado de cada ação vai depender do quanto se está motivado e engajado para executá-la. O primeiro reflexo da falta de motivação é a baixa produtividade. Quando esta situação se espalha pelas equipes e setores, a competitividade da organização fica comprometida.
Baixa produtividade
Desmotivado, o colaborador atua de forma praticamente mecânica. O trabalho pode virar um fardo para ele e cada dia, uma verdadeira provação. O nível de atenção às tarefas é reduzido em um profissional desmotivado. Já a procrastinação é elevada, assim como os erros e o retrabalho.
Os prejuízos ocasionados pela desmotivação podem ser medidos em números. Em 2020, o Instituto Gallup realizou um estudo comparando o desempenho de colaboradores engajados e não engajados.
O levantamento envolveu 1,8 milhão de trabalhadores de 230 empresas em 73 países. O resultado mostrou que os engajados são 17% mais produtivos e vendem 20% a mais. Neste grupo também foi registrado 40% a menos de absenteísmo do que nos não engajados.
Porém, a baixa produtividade não é o único resultado de uma equipe desmotivada. Quando há falta de motivação os colaboradores sequer compreendem ao certo o seu papel na empresa. Não há sentimento de pertencimento ou qualquer outra justificativa para aquele trabalho.
Clima interno ruim
O clima interno costuma se deteriorar onde não há motivação. Os relacionamentos interpessoais ficam comprometidos e a comunicação entre os colaboradores se torna precária. Cria-se um ambiente propício para disputas e inimizades.
Com o enfraquecimento dos relacionamentos, o trabalho em equipe também fica comprometido e a gestão de pessoas se torna mais complexa.
Qual a relação entre motivação e engajamento
Há uma diferença um tanto sutil entre a motivação e o engajamento no trabalho. Mas é importante pontuá-la para que se possa elaborar estratégias mais assertiva, a fim de estimular estas condições nos colaboradores.
A motivação é um sentimento mais pessoal. É o que faz a pessoa sair de casa todo o dia para trabalhar. Trata-se de um valor intrínseco ao indivíduo e mais complexo de se estimular externamente.
Já o engajamento remete a um valor coletivo, ligado ao envolvimento do colaborador com a organização. O profissional engajado está comprometido não apenas com o seu próprio trabalho, mas com o desempenho da empresa como um todo.
É possível dizer que a motivação faz com que uma pessoa dê o passo inicial em um projeto, em uma jornada. E o engajamento a impulsiona a permanecer nesta empreitada até a obtenção dos resultados desejados.
Como a pandemia impacta na motivação
Em tempos normais, motivar e engajar colaboradores já é uma preocupação para qualquer empresa. Com a pandemia, esta tarefa ficou ainda mais desafiadora. Um dos motivos foi a brutal mudança no formato e nas relações de trabalho.
De uma hora para outra os colaboradores foram obrigados a adaptarem-se ao trabalho remoto. Em muitos casos, a distância física de colegas, gestores e da infraestrutura do ambiente de trabalho trouxe insegurança e incerteza. A pandemia fragilizou a economia e deu causa a um grande número de demissões.
Para as empresas, o foco principal neste período foi garantir a segurança dos colaboradores contra a Covid-19. Houve pouca margem para investir em projetos com foco no engajamento e na motivação de seus colaboradores.
Mas, além disso, o próprio impacto da pandemia influenciou a forma como as pessoas lidam com o trabalho. O isolamento, o medo da doença e a obrigação de se adequar ao mundo novo deixaram muitas pessoas confusas. E isso, claro, se refletiu no seu desempenho no trabalho.
Retomada
Agora que a pandemia está mais controlada e a vida começa a voltar ao normal, surgem novas dúvidas. E novos desafios se impõem na missão de engajar os colaboradores.
Será que finalmente retornaremos ao antigo normal? Ou os novos modelos de trabalho serão mantidos? O que as empresas esperam dos colaboradores no pós-pandemia? Estes são novos elementos que exigem uma adaptação das estratégias das organizações para despertar a motivação e o engajamento de seus colaboradores.
Estratégias para estimular a motivação dos colaboradores
Cabe à empresa zelar pela manutenção da motivação e do engajamento dos colaboradores nos níveis mais elevados possível. E não é preciso esperar que a ausência deles se torne um obstáculo à produtividade para agir.
Algumas estratégias devem ser adotadas e aplicadas de forma permanente para despertar a concentração e o foco dos colaboradores. Elas permitem não apenas estimular um ambiente mais propício ao engajamento. Servem, também, para facilitar o diagnóstico quando as coisas não estão indo bem.
Confira a seguir algumas estratégias que sua empresa deve considerar adotar para estimular a motivação dos seus colaboradores.
Política de endomarketing
Não é novidade a ideia de que para encantar o público externo, antes é preciso conquistar o público interno. Esta é uma das premissas do endomarketing. Ele pode ser definido como um conjunto de ações de marketing com foco nos próprios colaboradores da empresa.
Trata-se de uma poderosa ferramenta na gestão de pessoas de uma empresa. Bem planejada e aplicado, pode trazer inúmeros resultados positivos, como:
- Colaboradores mais motivados – o marketing direcionado ao público interno reforça a importância do colaborador na empresa, evidenciando sua influência nos resultados. Isso gera mais pertencimento e motivação.
- Maior produtividade e competitividade – colaboradores mais motivados e mais engajados impulsionam a sua produtividade e, consequentemente, a competitividade da empresa.
- Melhoria do clima interno – também garante mais transparência e melhor comunicação com os colaboradores. Isso se reflete em um melhor clima interno.
- Menor turnover – o marketing para o público interno valoriza a empresa enquanto local de trabalho. O maior sentimento de pertencimento e engajamento que ele estimula reduzem a rotatividade dos colaboradores e facilita a retenção de talentos.
Alguns exemplos de ações de endomarketing
São muitas as frentes nas quais o endomarketing pode ser utilizado para motivar e engajar os colaboradores. Abaixo, listamos algumas delas.
Comunicação Interna
Um dos pilares do marketing interno é a comunicação da organização com o seu público interno. Ela deve ser o mais clara, direta e transparente possível. Também deve garantir voz aos colaboradores, que precisam ter certeza de que suas ponderações são realmente importantes para a organização.
A empresa pode utilizar os mais variados meios e canais para se comunicar com seus colaboradores. E precisa se comunicar de forma democrática, atingindo todos os seus públicos.
Desenvolvimento
Estimular o crescimento e o desenvolvimento de seus colaboradores também é uma política de endomarketing. E com grandes reflexos no engajamento. Saber que a empresa está investindo tempo e recursos na sua capacitação tem alto impacto na motivação de um profissional.
Integração
Outro papel do endomarketing é promover atividades que aproximem cada vez mais o colaborador da empresa. A integração também aumenta a sintonia entre as diferentes equipes, reforçando a sensação de pertencimento.
Aqui entram as comemorações de final de ano e aniversários e o estímulo a atividades externas, como grupos para prática de esportes. Também inclui o incentivo e financiamento de outras ações como a participação em workshops, por exemplo.
Reconhecimento por desempenho
O reconhecimento pelos bons resultados é uma forma simples e bastante eficaz de valorizar o colaborador. E é ótimo para estimular a motivação e o engajamento na busca por melhores desempenhos.
Além de motivar os funcionários, a premiação por desempenho amplia o relacionamento da empresa com seus colaboradores, melhorando o ambiente interno. Também ajuda na retenção de talentos e na divulgação positiva da empresa.
Esta premiação fica ainda mais relevante quando ocorre em um evento específico, como um jantar ou um coquetel, por exemplo. E ganha um simbolismo todo especial com a entrega de um troféu personalizado em impressão 3D.
A condução por parte dos principais gestores da empresa garante a cerimônia um toque ainda mais especial. A premiação pode ser especialmente valorizada com o acréscimo de um presente extra, como uma viagem ou um bônus, por exemplo.
Troféu
Para o colaborador, ter o seu nome registrado em um troféu personalizado em impressão 3D é realmente marcante. Com o tempo, a distinção passará a ser objeto de cobiça e fator extra de motivação às equipes.
Brindes personalizados
Assim como acontece com os clientes, os colaboradores também são positivamente impactados ao receberem brindes personalizados. Além de um fator de motivação, estes agrados estreitam seus laços com a organização e fazem com que se sintam mais valorizados.
Tanto no caso dos brindes, quanto dos troféus personalizados, quanto mais criativo e impactante for o presente, mas diferenciada será a homenagem. A exclusividade da peça reforça para o colaborador o quanto ele é especial para a empresa. E o quanto ela valoriza seu esforço e dedicação.
Por isso, selecionar de forma criteriosa o fornecedor dos troféus personalizados em impressão 3D é muito importante. O sucesso do projeto não depende exclusivamente da tecnologia aplicada ao processo.
É preciso envolvimento e expertise para desenvolver um projeto de design que expresse o espírito e os valores da marca. E que evidencie ao máximo os profissionais agraciados.
Cuidado com as metas
Ao estabelecer um programa de premiação por desempenho dos colaboradores é preciso ter atenção especial a um ponto: as metas estabelecidas para credenciá-los a receber o reconhecimento.
Os objetivos traçados não podem ser muito fáceis de se atingir a ponto de não representarem desafios, de fato. Nem tão difíceis, sob o risco de, uma vez inatingíveis, se transformarem em mais um fator de desestímulo. O importante é acertar na dosagem para garantir o máximo engajamento dos colaboradores.
O que não fazer
A intenção pode ser a melhor possível. Mas, muitas vezes, algumas estratégias e ações executadas para aumentar o engajamento dos colaboradores podem ter o efeito contrário.
Confira alguns exemplos de iniciativas que não ajudam a engajar os colaboradores. Se sua empresa executa alguma delas, é hora de dar uma pausa e repensar.
Não ouvir os colaboradores
Sem uma boa política de comunicação, fazer a gestão de pessoas de qualquer organização é bem mais difícil. Em um cenário de incertezas, quando a motivação e o engajamento estão em risco, esta falha pode ser ainda mais comprometedora.
Décadas atrás, os trabalhadores não demandavam tanto o retorno das empresas. Eles buscavam executar as tarefas que lhe cabiam, fazer suas entregas e pronto. Hoje em dia o profissional faz questão de se envolver mais com a organização, saber seus valores, planos e objetivos. Isso é um aspecto importante para despertar sua motivação e seu engajamento.
Os gestores precisam ter ferramentas e momentos de escuta. Devem ouvir os anseios e demandas dos colaboradores. E, mais do que simplesmente escutar, devem utilizar estes dados como subsídios para novas estratégias e políticas.
Ignorar os feedbacks
Nada mais desmotivador do que dedicar-se a um projeto e não ter nenhum retorno ou avaliação do seu trabalho. A falta de feedback gera incerteza e insegurança no profissional, minando de forma quase definitiva o seu engajamento.
Geralmente, o gestor que não consegue oferecer um feedback ao colaborador é o mesmo que não consegue escutá-lo. Ou seja, a interação entre o líder e sua equipe é limitada e comprometedora.
Mas atenção: o feedback não pode se limitar a um momento de reportar erros, embora isso também seja importante. O retorno precisa destacar também os bons resultados, avanços e esforços do colaborador.
O feedback é uma poderosa ferramenta de gestão, de grande valia tanto para gestores quanto para colaboradores. O retorno produtivo de sua liderança permite que o profissional reveja seus processos e qualifique seu trabalho. Fortalece o sentimento de pertencimento e o engajamento.
Não oferecer crescimento
O engajamento e a motivação passam pela visão de futuro e de desenvolvimento. Um colaborador sem metas ou perspectivas de crescimento trilha o perigoso caminho da acomodação. Ou passa a ter como objetivo permanecer na empresa até que surja uma oportunidade melhor.
Mesmo antes de sua contratação, quando envia seu currículo para uma empresa, o profissional considera as possibilidades de crescimento. Quando não há esta perspectiva, seu esforço em busca de produtividade e de melhores resultados perde boa parte do sentido.
O colaborador estará consideravelmente mais motivado e engajado quando tiver um objeto, uma meta de crescimento. Isso fará com que ele se empenhe cada vez mais para obter os melhores resultados.
Não conhecer o perfil dos colaboradores
Motivar e engajar os colaboradores passa por oferecer a eles perspectivas, objetivos e recompensas. São aquelas coisas que os profissionais visualizam como resultado de seus esforços. Este retorno pode ser um prêmio ou uma promoção, por exemplo.
Mas esta “oferta” deve ser condizente com o perfil dos colaboradores. Afinal, cada pessoa se sentirá mais motivada ao buscar determinado retorno, de acordo com a sua condição ou seu anseio profissional.
Colaboradores em início de carreira, por exemplo, podem ficar mais motivados com a perspectiva de crescimento na empresa. Já para os mais experientes, prêmio em dinheiro ou benefícios como previdência privada podem ser mais atrativos.
O problema é quando a empresa não sabe o perfil dos seus colaboradores, desconhecendo suas principais demandas. Neste caso, é mais difícil saber o que, de fato, os deixará mais motivados e engajados.
Não respeitar as especificidades de cada colaborador
Cada pessoa tem a sua personalidade, o seu modo de agir e de pensar. O gestor que compreende melhor as especificidades de cada colaborador está mais apto a ajudá-lo a melhorar seu desempenho.
É importante entender a forma como cada pessoa produz para permitir que ela desempenhe suas funções com o máximo resultado. Tratar todos de forma igual provoca um engessamento que compromete a criatividade e a produtividade.
Este tratamento padronizado também é bastante prejudicial para a motivação e o engajamento. Além de não estimular que os profissionais busquem por novas soluções, que pensem “fora da caixa”.
Como medir o engajamento de seus colaboradores
Toda a estratégia e investimento realizados por uma empresa tem um objetivo específico. E para avaliar o seu sucesso, é fundamental que se possa medir seus resultados. Não é diferente nas ações que envolvem a motivação e o engajamento dos colaboradores.
Mensurar os resultados deste esforço é fundamental para entender o que está funcionando e o que precisa ser revisto. Por não se tratar de um conceito exato, medir o engajamento exige sensibilidade para realmente entender o que influencia os colaboradores.
Neste aspecto, é preciso reforçar algumas etapas importantes para saber como estão os resultados de suas ações.
Defina o que é engajamento para sua empresa
Engajamento não é um conceito exato, único. De acordo com o contexto e com a realidade de cada organização, ele pode ter algumas variações em sua interpretação. Por isso, até para esclarecer o que se deseja medir, é necessário estabelecer o que representa para sua empresa.
Algumas diretrizes podem ser utilizadas para dar forma ao conceito de engajamento. Elas estão ligadas ao que faz o colaborador se engajar a uma organização. São fatores como o alinhamento à missão da empresa, relação com suas lideranças, perspectivas de crescimento, entre outros.
Realize pesquisas constantes
A partir destas diretrizes, é preciso ouvir os colaboradores. Isso é feito por meio de pesquisas periódicas. Os levantamentos devem mostrar o cenário atual e formar um quadro comparativo para mensurar a evolução do processo. As pesquisas devem ser realizadas de forma anônima, garantindo um resultado mais fidedigno.
Há outras formas de buscar subsídios para mensurar o engajamento dos colaboradores. É possível realizar rodadas de conversas individuais ou considerar feedbacks com clientes para agregar à base de dados.
Coloque a mão na massa
A etapa final, e talvez a mais importante, é utilizar os dados coletados nas ações práticas. A primeira delas é a divulgação dos resultados aos colaboradores, mostrando que a empresa já tem o diagnóstico em mãos.
Em seguida, é hora de pensar nas estratégias que serão aplicadas sob os pontos de melhoria evidenciados na pesquisa.
Produteca
Especializada em design, prototipagem e em produtos personalizados, a Produteca pode oferecer excelentes soluções para engajar seus colaboradores. Por meio da impressão 3D, oferecemos diferentes produtos e troféus para surpreender, encantar e engajar sua equipe.
O trabalho da Produteca vai muito além de explorar as possibilidades da tecnologia em impressão 3D. Valorizamos ao máximo o trabalho de design como diferencial em nossas entregas. Assim, conseguimos transmitir os valores da sua marca em peças de alto impacto.
Como você pode ver no nosso guia, motivar colaboradores não pode ser classificado como algo simples. Envolve conhecimento e sensibilidade dos gestores. Porém, os ganhos desta estratégia são compensadores.
Esta missão pode ser simplificada com boas ferramentas, como troféus personalizados em impressão 3D, e bons parceiros, como a Produteca. Então, entre em contato conosco e saiba mais sobre como podemos ajudar a motivar os colaboradores da sua empresa.