A transformação digital motiva, a cada dia, o surgimento de novas ferramentas direcionadas às empresas e indústrias. Trata-se, afinal, de um processo que permite aos negócios otimizar processos, reduzir erros e potencializar resultados. Entre as tecnologias que têm auxiliado na elaboração de projetos criativos, está a prototipagem 3D.
Apesar da sua contribuição no ambiente industrial, muitos gestores desconhecem a sua aplicação e as vantagens envolvidas. Pensando nisso, elencamos alguns esclarecimentos sobre o uso da prototipagem 3D. Não deixe de conferir!
O que é a prototipagem 3D?
Uma das fases fundamentais do desenvolvimento de produtos é a prototipagem, ou seja, a criação de um modelo preliminar do objeto. O protótipo, afinal, permite a validação concreta do conceito inicialmente proposto antes do encaminhamento para produção.
A prototipagem 3D, nesse sentido, ganha espaço em torno das novas tecnologias de impressão 3D. Em especial, duas tecnologias se destacam: a impressão em FDM e DLP.
A primeira refere-se à utilização de um polímero em forma de filamento sólido que, ao ser aquecido, constrói a peça em camadas na superfície da impressora. A tecnologia DLP, por outro lado, se utiliza do processamento digital de luz para a confecção do protótipo.
Como aplicar a prototipagem 3D?
A prototipagem 3D pode ser aplicada aos mais diversos contextos empresariais e segmentos de mercado, desde o setor da saúde até o automobilístico e varejo. Um dos usos, conforme já introduzido, é a testagem de desempenho de produtos com grau elevado de complexidade e detalhamento. Isso permite aos gestores identificar erros, inconformidades e reformular estratégias referentes à peça projetada.
Além disso, é possível incorporar este processo como etapa de inovação do produto. Muitas empresas têm percebido que as impressoras superam as barreiras da montagem em etapas encontradas na manufatura tradicional.
Isso, por sua vez, permite que designers criem e recriem livremente as peças. Para se ter ideia, a tecnologia tem sido pensada inclusive para o segmento industrial, como os setores automotivo e bens de consumo para prototipação de produtos plásticos, para validação do do produto antes de produzir o molde, reduzindo a chance de erros e custos altos.
Benefícios da prototipagem 3D
Caberia mencionar vários benefícios da prototipagem 3D em relação aos métodos tradicionais para criar um protótipo. No entanto, há três principais que viabilizam a sua incorporação nos processos da empresa.
O primeiro deles é a redução do tempo de produção, tendo em vista a conclusão de detalhes de uma só vez e a desnecessidade de criar peças em máquinas diferentes. Também em função da possibilidade de, em um único processo, trabalhar com matérias-primas variadas, é possível reduzir significativamente os custos.
Por último, vale a pena destacar a desnecessidade de dispor de mão-de-obra para operar esses processos, o que permite elevar a produtividade das equipes.
Sem dúvidas, as novas tecnologias contribuem a cada dia para o desenvolvimento das empresas no mercado. E, tendo em vista a competitividade, é fundamental que os gestores estejam atentos às ferramentas inovadoras capazes de destacar o negócio. Nesse sentido, a prototipagem 3D constitui uma excelente solução para melhorar os processos e aumentar o valor do seu projeto ainda na fase de elaboração do produto.
Gostou do nosso conteúdo? Então não deixe de compartilhá-lo nas suas redes sociais para que seus contatos também conheçam os benefícios da prototipagem 3D!