Você já parou para pensar em qual a diferença entre designer de produto e UX designer? Com um foco no planejamento e na criação de produtos, o design é uma área que conta com vários ramos. Geralmente, aparece em vários traços da sua marca.
Isso vai desde o logotipo até a forma do produto. Assim, costuma ser responsável por benefícios como credibilidade, atração do público, posicionamento, diminuição de custos e por aí vai.
Um bom design, por exemplo, influencia na primeira impressão que uma pessoa tem da marca. A ideia do texto é explicar a diferença entre designer de produto e UX designer, além de mostrar qual deles pode suprir sua demanda. Vamos lá?
Design é sobre o quê?
Design é o termo em inglês para “desenho”. Mas a ideia é muito mais do que isso, sendo melhor explicada pelo verbo latino “designare”. Seu significado é parecido com o português “designar”, referindo-se a apontar uma direção ou traçar. Geralmente, se debruça sobre a estética e a funcionalidade das coisas. Mas a definição não é consenso entre os designers.
Assim, o problema é similar ao que acontece com a definição de palavras como “arte”. No Dicionário Aurélio, é o conceito de um modelo ou projeto. A definição é diferente da que Steve Jobs dá, que aponta como a “alma das criações”. Por isso, o design não só explora a estética e a funcionalidade, como o significado.
A maior parte dos objetos que estão na sua casa seguem um conceito de design. Não só são úteis, como também são atrativos graças aos atributos que vão além da função prática. Isso significa que o design deixa as coisas comercialmente competitivas. A origem está na chamada “escola Bauhaus”, que surgiu na Alemanha do começo do século XX.
O que faz um designer de produto?
O designer de produto estuda a criação de novos produtos viáveis em termos de venda. Nesse caso, explorando a relação entre empresa e cliente. Outro termo que costuma aparecer para se referir à área é “design industrial”. Assim, a área conta com a criação de novas soluções e vai desde a geração do conceito até a comercialização. Não só há a conceitualização, como sua transformação em algo tangível.
Seu papel envolve a combinação de tecnologia, arte e ciência. Hoje, o papel do profissional é mais fácil por efeito das ferramentas digitais, com recursos como visualização e modelagem 3D. Mas isso é usado para a produção de itens físicos, que podem aparecer no dia a dia das pessoas. Lembra de quando citamos o fato de que o design combina estética e funcionalidade?
Então, isso também é verdadeiro no design de produtos. Aqui, forma artística, usabilidade e ergonomia têm um papel importante nas peças produzidas. O trabalho envolve levantar as necessidades, fazer um brainstorming, criar protótipos e, a partir deles, desenvolver o produto. Ao transformar a ideia em uma mercadoria tangível, os designers analisam seu sucesso e consideram melhorias.
Qual o foco do UX designer?
Se o design de produto tem um foco na parte física, o UX design é um pouco diferente. A ideia foca na interação entre pessoas e produtos virtuais ou sites. Assim as ideias seguem um processo similar e passam por pesquisa, análise e testes. Aqui, os profissionais vão além da estética e exploram a experiência percebida do público ao interagir com um app, por exemplo.
Desse modo, inclui usabilidade, percepção da marca, desempenho e por aí vai. Por isso, o UX design é parte da experiência do cliente (CX). O processo tem seu primeiro passo na pesquisa, em que as várias abordagens são levantadas. Por exemplo, a interação humano-computador e o user-centered design (UCD). Assim, o designer define o propósito e o usuário final.
O design gráfico é outro elemento do UX, já que define a aparência da interface do usuário. Aqui, há o trabalho com as mensagens, a partir das cores, símbolos e imagens. Às vezes, com base nos conceitos do Gestalt, uma escola da psicologia focada na percepção e na forma. Por fim, o design de interação também tem seu papel e enfatiza o contato do usuário com o produto virtual.
Qual é a diferença entre designer de produto e UX designer?
O designer de produto costuma ter um trabalho mais voltado para o desenho industrial, os produtos físicos e a manufatura. Já o UX designer, tem um trabalho direcionado ao mundo digital. Por isso, o primeiro lida com a execução, processo produtivo e com as necessidades do consumidor. Já o segundo se preocupa em trazer uma experiência do usuário mais positiva.
Um designer de produto foca em pontos como: quem vão ser os consumidores, como aumentar a segurança do produto, qual a melhor forma de trabalhar sua aparência e como ter um processo de produção barato.
Já o UX designer se concentra em questões diferentes, principalmente por se tratar de algo construído de forma digital. Por exemplo: quão fácil é o uso do app, qual é a facilidade que os usuários têm para concluir seus objetivos, qual seu nível de satisfação e quão amigável é a interface.
Mas existe intersecção entre as duas áreas. Um designer de produto pode trabalhar para lançar um serviço digital, enquanto um UX designer pode trabalhar no app de uma solução concebida com processos de design de produto.
Por que é importante saber essa diferença?
Conhecer a diferença entre designer de produto e UX designer é principalmente útil na hora de escolher o serviço certo. Isso porque, boa parte das empresas buscam um profissional de produto enquanto precisam de alguém voltado ao desenvolvimento de soluções digitais, com domínio de UX.
Designer de produto e UX designer são profissionais com focos diferentes. Se o primeiro foca na criação de produtos comercialmente viáveis, o segundo se debruça sobre o projeto da interação entre os usuários e os apps ou sites.
Mas, como outras formas de design, os dois campos levam em conta o estudo de tendências e a prática com base em etapas estruturadas. Assim, conhecer as diferenças ajuda a suprir sua demanda com os profissionais mais recomendados. Ficou curioso para saber o que mais um designer de produto pode fazer? Veja aqui.
Agora você sabe o que é designer de produto e UX design. Mas já parou para pensar no que significa design thinking? Produzimos um post justamente para responder a essa pergunta. Não deixe de conferir!